06/09/2023 às 15h15min - Atualizada em 06/09/2023 às 15h15min

Caravanas de produtores participam do Concurso Estadual dos Queijos Minas Artesanais no Cerrado

Foram premiados queijos Minas Artesanais (QMA) e queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas

Emater/MG
Foto: Alexandre Soares / Emater-MG
O anúncio e premiação dos vencedores do Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais aconteceu, nesta quarta-feira (6), em Coromandel (Alto Paranaíba), município da região produtora de queijos Cerrado. O produtor José Orlando Ferreira Júnior, de Carrancas (Campo das Vertentes), foi o grande campeão do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal (QMA). Já no Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas, os primeiros colocados foram Júlio Silvestre de Lima, de Carvalhos (Mantiqueira de Minas), na categoria 1, e Guilherme Arantes Rosa Maciel, de Aiuruoca (Mantiqueira de Minas), na categoria 2. A premiação contou com a participação de vários produtores, que vieram em caravanas de municípios do entorno de Coromandel.

Os cinco queijos finalistas do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal (QMA) atingiram um padrão bastante alto, segundo a avaliação dos jurados. "Eu procuro manter a qualidade do queijo, adotando uma série de cuidados desde a obtenção da matéria-prima, que é o leite, até a produção final do queijo. Foi com muito esforço que consegui me classificar em terceiro lugar na época da pandemia, passei para segundo em 2022 e agora alcancei a primeira colocação. A gente sempre sonha em ser campeão, mas foi uma surpresa que me deixou muito feliz", orgulha-se José Orlando Ferreira Júnior.

Os demais vencedores do concurso de QMA foram: Frederico Alves Lima (Sacramento/Araxá), em 2º lugar; Donizetti Rodrigues de Almeida (Cruzeiro da Fortaleza/Cerrado), como 3º colocado; Henderson Junior Teixeira da Silva (Cruzeiro da Fortaleza/Cerrado), em 4º, e Inez Gomes Rosa Borges (Uberlândia/Triângulo Mineiro), em 5º lugar. Na avaliação dos queijos finalistas, o júri técnico, composto por 25 estudiosos da produção queijeira e profissionais de gastronomia, levou em conta aspectos como apresentação (formato e acabamento), cor (uniforme ou manchada), textura (olhaduras e granulação), consistência (dureza e untuosidade), paladar e olfato (sabor e aroma) dos queijos.

Queijos Alagoa e Mantiqueira de Minas
Os mesmos critérios foram adotados na seleção dos queijos vencedores do Concurso do Queijo Alagoa e Mantiqueira de Minas, que este ano teve pela primeira vez duas categorias. A categoria 1 é de queijos com maturação entre 14 e 30 dias. Já a categoria 2 é para queijos com maturação acima de 45 dias. "Dividimos em duas categorias, porque os produtores da região estão priorizando os queijos mais maturados, que têm maior valor agregado por apresentar sabor e textura diferenciados", explica a coordenadora estadual de Queijo Minas Artesanal da Emater-MG, Maria Edinice Rodrigues.

Na categoria 1, também foram premiados: Messias Jacinto de Barros (Alagoa), em 2º lugar; Inácio Lopes de Siqueira (Alagoa), na 3º posição; Guilherme Arantes Rosa Maciel (Aiuruoca/Mantiqueira de Minas), em 4º; e João Carlos de Carvalho Filho (Itamonte/Mantiqueira de Minas), em 5º lugar. Já categoria 2, os demais vencedores são: Gustavo José Pitta Pinheiro (Itamonte/Mantiqueira de Minas), como vice-campeão; Júlio Silvestre de Lima (Carvalhos/Mantiqueira de Minas), em 3º lugar; Carlos Henrique Cugler Lamim (Virgínia/Mantiqueira de Minas), em 4º e Ademir Mendes de Andrade Primo (Alagoa), na quinta posição.

Valorização do produto
Antes da premiação, houve uma apresentação da humorista Concessa. "O pessoal da cidade nos recebeu muito bem e tivemos a participação de muitas caravanas de produtores da região", relata a coordenadora da Emater-MG. O diretor técnico da Emater-MG Gelson Soares destaca que a produção de queijos artesanais teve uma grande evolução nos últimos anos em Minas Gerais e o futuro da atividade é cada vez mais promissor. "A Emater-MG já há muito tempo vem trabalhando com os produtores para a legalização das queijarias e a inserção do produto no mercado. Também criamos a estratégia de fazer os concursos do queijo para buscar a valorização dessa iguaria e uma melhor remuneração dos produtores", ressalta Gelson. De acordo com Maria Edinice, os produtores premiados no concurso vêm alcançando uma boa projeção no mercado e tendo seus queijos bastante valorizados. "Hoje tem produtor que fala que não tem mais queijo, tamanha a procura. Na maioria deles, você tem que reservar com antecedência para conseguir o produto. Problema bom não é?!", brinca a coordenadora. Os queijos vencedores dos dois concursos receberam troféus. Mas todos os produtores participantes do 16º Concurso Estadual dos Queijos Minas Artesanal receberam o Certificado de Participação.

Campeões do 16º Concurso Estadual dos Queijos Minas Artesanal:

Queijo Minas Artesanal -
1º - Orlando Ferreira Júnior (Carrancas/Campo das Vertentes)
2º - Frederico Alves Lima (Sacramento/Araxá)
3º - Donizetti Rodrigues de Almeida (Cruzeiro da Fortaleza/Cerrado)
4º - Henderson Junior Teixeira da Silva (Cruzeiro da Fortaleza/Cerrado)
5º - Inez Gomes Rosa Borges (Uberlândia/Triângulo Mineiro)

Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – Categoria 1
1º - Júlio Silvestre de Lima (Carvalhos/Mantiqueira de Minas)
2º - Messias Jacinto de Barros (Alagoa)
3º - Inácio Lopes de Siqueira (Alagoa)
4º - Guilherme Arantes Rosa Maciel (Aiuruoca/Mantiqueira de Minas)
5º - João Carlos de Carvalho Filho (Itamonte/Mantiqueira de Minas)

Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – Categoria 2
1º - Guilherme Arantes Rosa Maciel (Aiuruoca/Mantiqueira de Minas)
2º - Gustavo José Pitta Pinheiro (Itamonte/Mantiqueira de Minas)
3º - Júlio Silvestre de Lima (Carvalhos/Mantiqueira de Minas)
4º - Carlos Henrique Cugler Lamim (Virgínia/Mantiqueira de Minas)
5º - Ademir Mendes de Andrade Primo (Alagoa/Alagoa)

Fonte: Emater/MG

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp