25/08/2023 às 10h57min - Atualizada em 25/08/2023 às 10h57min

Queijos da produtora Roseli Dutra Moraes: Due Sorelle

A empresa Due Sorelle fabrica queijo colonial, colonial com páprica, muçarela tipo burrata e o provolone medalhista.

CNA
EdairyNews
Foto divulgação CNA e eDairyNews
A produção comercial de queijos da produtora Roseli Dutra Moraes, de Santo Antônio do Sudoeste, começou ao acaso. Durante o Programa Empreendedor Rural (PER), promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, Roseli revelou o seu talento como queijeira. “Toda semana alguém levava um lanche para curso. No meu dia, levei um queijo e o doce de leite que eu fazia na propriedade e foi um sucesso”, conta a produtora, que teve essa mesma receita de queijo premiada com a medalha de prata no Prêmio Queijos do Paraná. “Até então, eu fazia só para a família”, relembra ela, que também fez outros cursos do Sistema FAEP/SENAR-PR, como o Mulher Atual e capacitações na área de produção de alimentos.
 

Quando chegou às aulas do PER, Roseli não tinha claro o projeto de negócio que seria desenvolvido. O episódio do queijo gerou ainda mais questionamentos, pois tinha dúvida se projetava a construção de uma queijaria e transformava o lazer em prática. “Depois de provar o meu queijo, o professor incentivou a fazer um projeto nessa área”, conta.

Queijeira Roseli Dutra Moraes aponta para lista de premiados

Queijeira Roseli Dutra Moraes aponta para lista de premiados

Roseli Dutra Moraes, medalha de prata no Prêmio Queijos do Paraná

A proposta da queijaria saiu do papel. Hoje a empresa Due Sorelle fabrica queijo colonial, colonial com páprica, muçarela tipo burrata e o provolone medalhista. As receitas dos dois produtos foram aprendidas na Itália, onde Roseli e o marido viveram por 11 anos. “Na Itália, eles chamam esse queijo de provolone ‘doce’, porque não é defumado”, explica. Hoje, a propriedade produz cerca de 2 mil litros de leite por mês, o que corresponde a 200 quilos de queijo mensais, tendo o provolone como campeão de vendas.

Depois de montar a queijaria, a empreendedora obteve o certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que permite comercializar dos produtos dentro do município. Ainda, a estruturação do negócio teve apoio da Associação de Mulheres de Santo Antônio do Sudoeste, prefeitura e sindicato rural local.

A comercialização ganha força com a atividade do turismo rural, também realizada na propriedade em Santo Antônio do Sudoeste, que faz parte da Rota do Queijo. A iniciativa do governo estadual apeou as queijarias em diversas regiões do Paraná, para estimular a produção e agregar renda às propriedades. Após a premiação, Roseli avalia ampliar a variedade de receitas. “Estamos sempre em busca de novos cursos e informações”, afirma.

Fonte: CNA e eDairyNews


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp