23/08/2023 às 08h06min - Atualizada em 23/08/2023 às 08h06min

Expoqueijo Brasil impulsiona qualificação e negócios no mercado de queijos artesanais

Principal evento do segmento no país, a ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards tem reconhecimento e participação dos principais países produtores

ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards
Divulgação Expoqueijo 2023
 

A ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards consolida Minas Gerais internacionalmente como palco das discussões e dos negócios relacionados ao setor queijeiro. O evento, que será realizado entre os dias 24 e 27 de agosto, funciona como uma plataforma que contribui para o crescimento do mercado de queijos no Brasil e impacta áreas como o turismo, varejo, agropecuária, logística, indústria alimentícia e de suprimentos e relações internacionais. De acordo com o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, a Expoqueijo Brasil destaca ainda a importância do cooperativismo neste contexto de crescimento e valorização do produto. “O Brasil é o quarto maior mercado consumidor de queijo do mundo, atrás apenas da União Europeia, dos EUA e da Rússia. Por sua vez, Minas Gerais é a maior bacia leiteira brasileira, responsável por 26,9% do leite produzido no país. A cada 100 litros de leite produzidos no Estado, 19,7% vêm de cooperativas. Entre os produtos derivados do leite, o queijo está em destaque com 11,7 mil toneladas anuais geradas dentro do cooperativismo. É um número bastante significativo”, destaca.

Para Scucato, o mercado ainda tem muito a crescer e o Concurso Internacional do Queijo Artesanal, realizado durante o evento e que neste ano bateu recorde de participação, é uma ferramenta estratégica de impulsionamento. “É um prêmio que, sem dúvida, valoriza nosso produto e incentiva quem produz a buscar melhorias constantes. Não podemos esquecer que o queijo mineiro, com suas variedades artesanais, já é mundialmente reconhecido como uma iguaria típica do nosso Estado. É um concurso que vem para somar e contribuir com todo esse esforço de fortalecer o mercado de queijo de Minas Gerais”, ressalta.

Negócios e conhecimento
Principal evento do segmento no país, a ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards tem reconhecimento e participação dos principais países produtores, atraindo a atenção da comunidade internacional e envolvendo todas as regiões produtoras do país. Com o apoio do Sebrae Minas, associações regionais de produtores de queijo artesanal de Minas Gerais também estarão presentes na Expoqueijo. Elas terão à disposição espaços para comercialização de seus queijos, o que promove o aumento da comercialização e resultados econômicos em toda a cadeia. Organizadas pelo Sebrae Nacional e pelas unidades estaduais caravanas de Sergipe, Mato Grosso e Ceará também vão trazer empreendedores do setor para participar da exposição. “A Expoqueijo contribuiu para que os pequenos negócios sejam mais competitivos e gerem resultados para empreendedores e a sociedade”, ressalta Alessandro Henrique de Souza, analista do Sebrae Minas

Além dos negócios, a Expoqueijo leva conhecimento para os empreendedores do setor e aproxima compradores e vendedores. “Durante a Expoqueijo 2023, líderes do setor, produtores, técnicos, instituições, comerciantes, chefs, gastrônomos e consumidores estarão compartilhando o mesmo espaço, no intuito de aprenderem um pouco mais sobre o universo do queijo artesanal, bem como traçarem, juntos, melhores caminhos para o sucesso da atividade.

O Fórum é um dos pontos fortes do evento, com temas relevantes e atuais, abordados pelos principais profissionais do setor. Como resultado de tudo isso esperamos valorizar os queijos artesanais no cenário nacional e internacional, treinar e certificar juízes (avaliadores) brasileiros e estrangeiros, popularizar o consumo do queijo artesanal no mercado nacional, disseminar informações sobre os queijos artesanais para o público em geral e promover um ambiente de negócios e a valorização do queijo brasileiro”, comenta, Alessandro.

Inscrições
As inscrições para o Fórum Internacional de Produtos da Agroindústria e Agricultura Familiar são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.expoqueijobrasil.com.br na aba “Fórum”. As vagas são limitadas.

Programação
25.08 | SEXTA-FEIRA
8h às 10h | | Auditório Oficinas
OFICINA – Degustação comentada de Queijos.
INSTRUTOR: Giancarlo Ferreira

8h30 às 9h10 | Cine Teatro Tiradentes
PALESTRA – Tecnologia para produção de queijos de qualidade: Inovação, qualidade e tradição se unem.
PALESTRANTE: Elmer Ferreira

9h20 às 10h | Cine Teatro Tiradentes
PALESTRA – O queijo Dop Italiano como identidade de um território: A denominação de origem na ótica da Itália.
PALESTRANTES: Grazia Mercalle e Francesco Maroni

10h às 12h | Auditório Oficinas
OFICINA – Como as políticas públicas podem transformar a sua produção: Conheça o aplicativo gratuito de Gerenciamento de Custos da Atividade Leiteira.
INSTRUTOR: Thiago Ladeira

10h10 às 10h50 | Cine Teatro Tiradentes
PALESTRA – Trabalhando dentro da Porteira | Defeitos em queijos: Como evitar?
PALESTRANTE: Catarina Castro

11h às 11h50 | Cine Teatro Tiradentes
PALESTRA – Conheça as políticas públicas de apoio ao agricultor familiar: PAA, PAA Familiar e PNAE.
PALESTRANTES: Mariana Moret, Ana Luíza Resende e Raul Machado

14h às 14h40 | Cine Teatro Tiradentes
PALESTRA – Unidos somos mais fortes: Como o associativismo e a intercooperação podem fortalecer a região e beneficiar a sua produção.
PALESTRANTE: Geraldo Magela da Silva

14h50 às 15h30 | Cine Teatro Tiradentes
PALESTRA – O cooperativismo de crédito parceiro do Produtor Rural.
PALESTRANTE: Cleyton Alves

15h40 às 16h20 | Cine Teatro Tiradentes
PALESTRA – Queijos no Mundo: Aspectos de mercado, tecnológicos e oportunidades no Brasil.
PALESTRANTE: Rodrigo Magalhães

6h30 às 17h20 | Cine Teatro Tiradentes
PALESTRA – 1. Entenda como a gestão do mercado de leite impacta diretamente na sua produção de queijo.
2. Linhas de crédito para produtores de leite: Como a “cooperação” pode facilitar o investimento no seu negócio.
PALESTRANTES: Airton Spies e Diego Faria

26.08 | SÁBADO
8h às 10h | Auditório Oficinas
OFICINA – Degustação comentada de Queijos.
INSTRUTOR: Giancarlo Ferreira

9h35 às 10h25 | Cine Teatro Tiradentes
PALESTRA – Do Planejamento à Execução – Como construir ou reformar uma queijaria com Baixo Custo.
PALESTRANTE: Drielly Marcondes

10h às 12h | Auditório Oficinas
OFICINA – Maturação de Queijos Artesanais para Produtores.
INSTRUTORA: Catarina Castro

10h40 às 11h40 | Cine Teatro Tiradentes
MESA REDONDA – Selo Arte e Selo de Queijo Artesanal.
DEBATEDORES: Carlos Castro, André Duch e Danilo Cavalcantio

14h às 16h | Auditório Oficinas
OFICINA – Degustação Guiada conduzida por profissionais Italianos
INSTRUTORES: Grazia Mercalle e Francesco Maroni

16h às 18h | Auditório Oficinas
OFICINA – Conservação do Queijo Artesanal em casa pelo Consumidor.
INSTRUTORA: Catarina Castro

ExpoQueijo Brasil
A ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards é realizada pela Bonare Eventos, com o patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Superintendência Federal de Agricultura MG, Sistema Ocemg, Faemg Senar, ITA – Italian Trade Agency, Sicoob Crediara e McCain. São parceiros da ExpoQueijo, o Governo de Minas, por meio da Seapa e de suas vinculadas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Prefeitura de Araxá, Aqmara e Amiqueijo. A curadoria é do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), órgão ligado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Serviço
ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards
Data: 24 a 27/08/2023
Local: Grande Hotel e Termas de Araxá. Rua Águas do Araxá, sem número – bairro Barreiro, Araxá (MG)
Mais informações: www.expoqueijobrasil.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp