08/08/2023 às 09h06min - Atualizada em 08/08/2023 às 09h06min

Agroindústria em Salvador das Missões é premiada no Concurso Estadual de Queijos e Doce de Leite Artesanais

A entrega do certificado de premiação do 2º Concurso de Queijos Artesanais do Rio Grande do Sul, na categoria de doces de leite artesanais, foi motivo de celebração entre a família que mantém a Agroindústria Dah Rê e parceiros

Emater/RS - Ascar
Página Rural
Foto de Janete Teresinha Cegielka / Emater/RS-Ascar
A entrega do certificado de premiação do 2º Concurso de Queijos Artesanais do Rio Grande do Sul, na categoria de doces de leite artesanais, foi motivo de celebração entre a família que mantém a Agroindústria Dah Rê e parceiros, durante ato realizado no último dia 03/08, nas instalações do empreendimento localizado em Salvador das Missões. Na oportunidade, foi entregue também o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf-RS), coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, e executado pela Emater/RS-Ascar, o que confirma que o empreendimento está legalizado ambiental, tributária e sanitariamente.

A família Konzen já possui uma história consolidada na produção e transformação do leite em produtos reconhecidos em toda a região e Estado, iniciando sua produção em 2004, de forma artesanal em sua propriedade no município de Cerro Largo. Com o apoio de instituições como a Emater/RS-Ascar se organizou para ampliar o volume e legalizar a produção. O aprendizado acumulado com a participação em cursos de capacitação, assim como o envolvimento da família nas diferentes etapas do processo, resultou em nove tipos de queijo produzidos na agroindústria. Parte da produção da agroindústria familiar passou a ser fornecida para escolas públicas do município de Cerro Largo, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Com o tempo, o queijo e outros derivados lácteos, como o doce de leite, passaram a ser conhecido em feiras de todo o Estado e a fazer parte do mix de produtos de diversos mercados. Nesta trajetória, Rejane avalia que o Programa de Agroindústria é de suma importância para todos os iniciantes. "É uma alavanca, é uma segurança, porque no início se tem muitas incertezas em relação à organização da produção e à comercialização, e Programa é como um pai conduzindo seu filho para o rumo certo", afirma. Com a ampliação da planta e a crescente demanda, a agroindústria se instalou em Salvador das Missões, onde iniciou oficialmente as atividades em julho de 2022. 

Atualmente são processados em torno de 6.250 litros de leite in natura por dia para fabricação de queijos, doce de leite, nata, iogurte, ricota, bebida láctea e manteiga. A agroindústria atende os públicos dos municípios de Cerro Largo, Salvador das Missões, Roque Gonzales e são Paulo das Missões e fornece para as regiões de São Luiz Gonzaga e de Santa Rosa, através das cooperativas Cooparte e Coopersol, respectivamente.

As proprietárias da Agroindústria, Rejane e Juliana Konzen, mãe e filha, e os colaboradores do empreendimento, recepcionaram diversas lideranças, entre elas o prefeito, Vilson José Schons, o vice-prefeito, Leomar André Henrich, presidente da Câmara, Julci Vanderlei Luft e os representantes da Emater/RS-Ascar, gerente regional José Vanderlei Waschburger, assistente técnico regional Jorge João Lunardi, chefe do Escritório Municipal Jaderson dos Anjos Toledo e a extensionista Janete Teresinha Cegielka.

A premiação - A Agroindústria Dahrê recebeu a primeira colocação na categoria Doce de Leite Tradicional do 2º Concurso de Queijos Artesanais do RS, promovido pela Emater/RS-Ascar, Agência Gaúcha do Leite (AGL) e Sebrae, no mês de maio, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. É a terceira vez que a agroindústria é premiada, duas vezes recebendo certificação Ouro e uma vez o Bronze. "Nosso produto receber uma premiação é gratificante e um reconhecimento especial para nós, de todo o esforço que temos para produzir e transformar o leite. Não é só leite e açúcar, é muita dedicação, carinho e amor no que se está fazendo", comenta Rejane. O objetivo do concurso é valorizar os produtos lácteos artesanais produzidos no Rio Grande do Sul, bem como toda a diversidade, tradição e inovação do setor queijeiro gaúcho.

Fonte: Emater/RS-Ascar

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp