30/07/2023 às 12h42min - Atualizada em 30/07/2023 às 12h42min

Gran Formaggio: O queijo que combate o estresse

O queijo Tipo Grana da RAR, o Gran Formaggio, possui riqueza em cristais de tirosina, proteína que pode ser benéfica para a saúde.

Portal do Queijo
Assessoria de Comunicação da RAR
Portal do Queijo

Você sabia que comer queijo pode fazer bem para a sua saúde e para o seu humor? Isso porque o queijo contém um aminoácido chamado tirosina, que está envolvido na produção de neurotransmissores que combatem o estresse e melhoram o bem-estar mental. Um exemplo de queijo rico em tirosina é o Gran Formaggio, da RAR, que é um queijo Tipo Grana com sabor marcante e delicioso.

O CEO da RAR, Sergio Barbosa, conta como o Gran Formaggio pode ajudar a aliviar o estresse. “Basicamente, a tirosina do queijo Tipo Grana da RAR, o Gran Formaggio, pode ter um papel importante na redução do estresse, estimulando a produção de substâncias essenciais para a saúde mental”, afirmou.

O CEO também esclarece que os cristais que dão uma textura crocante e um sabor especial ao queijo são na verdade cristais de tirosina, que se formam durante a longa cura do produto. De acordo com Jiovani Foiatto, gerente industrial da RAR, esses cristais são sinais de queijos de alta qualidade. “A presença dos cristais de tirosina, além de realçar o paladar, também indicam que a maturação e a conservação foram feitas com excelência”, disse.

Ao saborear o Gran Formaggio da RAR, que é rico em tirosina, podemos fornecer ao nosso organismo os ingredientes necessários para a produção adequada desses neurotransmissores. A dopamina, por exemplo, está relacionada ao prazer, à motivação e à sensação de recompensa. Manter níveis adequados de dopamina pode melhorar nosso humor e diminuir os efeitos do estresse.

“Desfrutar deste queijo delicioso em moderação pode contribuir para uma abordagem holística para lidar com os desafios diários, promovendo uma melhor qualidade de vida”, finaliza Sergio.

Nota do Site Ciência do Leite

Gran Formaggio é o primeiro queijo tipo Grana produzido na América Latina. Segue toda a cultura clássica italiana de fabricação. Para atingir o ponto ideal de granulação e o sabor requintado que lhe é peculiar, o Gran Formaggio requer desde o leite de altíssima qualidade, vindo de rebanho próprio de vacas holandesas com cuidados especiais até um longo período de maturação. São no mínimo, 12 meses, após um trabalho artesanal, que une antigos rituais à mais avançada tecnologia do setor.

GRAN FORMAGGIO foi eleito o melhor parmesão brasileiro - Posição foi conquistada em teste às cegas promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo. A coluna Paladar, do jornal O Estado de São Paulo, realizou um teste às cegas com 10 das principais marcas de queijo parmesão consumidas no país e comprovou que o Gran Formaggio, da RAR, é o melhor queijo parmesão produzido no Brasil. Entre os quesitos que os jurados ressaltaram estão o tempo de maturação de 12 meses, a textura e a complexidade de sabores em boca, “do frutado e cítrico”, a baixa acidez e o leve dulçor.

O júri contou com especialistas renomados: o chef romano Marco Renzetti, a chef italiana Nadia Pizzo, o especialista em queijos brasileiros e proprietário da loja A Queijaria, Fernando Oliveira, a mestre queijeira Rosana Rezende e a empresária Mônica Resende, da loja Mestre Queijeiro. A avaliação levou em conta o tempo de maturação do queijo, além do sabor e da textura alcançados pelo produto. A RAR foi a primeira empresa a produzir o queijo tipo Grana fora da Itália e o Gran Formaggio conta com uma linha já reconhecida no país, ofertando desde a forma inteira de aproximadamente 35kg até frações de 200g, no formato lascas e ralado, em embalagens de 50g e 100g, além do ralado fresco de 100g. O Gran Formaggio está disponível também na versão 18 meses de maturação.

Para o diretor-superintendente da RAR, Sergio Martins Barbosa, o reconhecimento é fruto do rigoroso processo de produção, além do cuidado com a matéria-prima: “A produção do Gran Formaggio é realizada em uma planta que segue todas as características de um laticínio produtor do queijo Grana Padano, com volumes similares, tendo como matéria-prima leite de vacas da raça holandesa”.

Sobre a RAR
A RAR, de Raul Anselmo Randon, teve origem na fruticultura, com o cultivo da maçã na década de 1970. Hoje é a terceira maior produtora e comercializadora da fruta no Brasil. Nos anos 1990, montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália lançando a marca Gran Formaggio. A RAR tem, em seu portfólio, linha de importados com queijos e acetos italianos, presuntos e salames italianos e espanhóis, e azeites de oliva chilenos. A linha de derivados é composta por creme de leite fresco, manteiga e queijo parmesão. A empresa, com sede em Vacaria, no Rio Grande do Sul, conta ainda com uma linha de 19 rótulos entre vinhos e espumantes e azeite de oliva a partir de produção própria. Esses e outros produtos com a qualidade RAR podem ser encontrados na loja virtual www.spacciorar.com.br

Fonte: Portal do Queijo e Assessoria de Comunicação da RAR.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp