23/07/2023 às 08h47min - Atualizada em 23/07/2023 às 08h47min

Modo de fazer queijo artesanal Cabacinha é patrimônio mineiro

O queijo Cabacinha é um tipo de queijo artesanal tradicional nas regiões do Jequitinhonha e do Mucuri, produzido a partir de leite cru.

Sistema Faemg Senar
Divulgação/Vale Agora
O Governo de Minas publicou a Lei nº 24.379, que reconhece como de relevante interesse cultural o modo de fazer o queijo artesanal Cabacinha, produzido no Vale do Jequitinhonha. O objetivo, de acordo com a publicação, é valorizar bens, expressões e manifestações culturais dos diferentes grupos formadores da sociedade mineira. Segundo a analista técnica do Sistema Faemg Senar Paula Lobato, o estado possui diversidade de produtos e técnicas que denotam uma tradição queijeira que merece ser reconhecida.

“O queijo Cabacinha é um tipo de queijo artesanal tradicional nas regiões do Jequitinhonha e do Mucuri, produzido a partir de leite cru. Ele se difere do Queijo Minas Artesanal uma vez que a massa é submetida a um aquecimento e, posteriormente, moldada em formato peculiar de cabaça. A publicação desta lei é motivo de comemoração, pois reforça a memória cultural deste nosso bem, incentiva o desenvolvimento local e fomenta os pequenos produtores”, explica.

A especialista, no entanto, destaca que é preciso que seja publicado o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) para que os produtores rurais consigam registrar suas queijarias nos órgãos de inspeção sanitária. “Existe um aparato legal sobre o reconhecimento da tradição da produção do queijo Cabacinha feito a partir de leite cru, mas ainda não há uma regulamentação no que se refere aos requisitos técnicos e sanitários na produção dessa iguaria. Sem isso, é possível que a tradição se perca, pois, sem conseguir legalizar seu negócio, muitos produtores acabam desistindo da atividade”, analisa. 

O produtor rural José Alves dos Santos, de Joaíma, comemora a conquista. “É mais um passo importante para que a gente consiga a regulamentação. O primeiro deles foi o reconhecimento, pelo IMA, da região do Baixo Jequitinhonha como produtora do queijo Cabacinha. Foi feita uma caracterização regional abrangendo nove municípios: Cachoeira do Pajeú, Comercinho, Itaobim, Medina, Pedra Azul, Divisópolis, Jequitinhonha, Joaíma e Ponto dos Volantes. Isso demonstra a valorização do Governo do Estado pelo nosso produto e nos deixa muito satisfeitos”. 
Produção mineira

Minas Gerais é responsável por 40% da produção nacional de queijos. Atualmente, são produzidas no estado cerca de 34 mil toneladas de queijo artesanal por ano e 14 mil toneladas de queijos não artesanais da agroindústria familiar. A atividade é fonte de renda para milhares de famílias no estado. Mais 900 produtores rurais mineiros são atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) da Agroindústria de Derivados Lácteos, oferecido pelo Sistema Faemg Senar. 

Fonte: 
Sistema Faemg Senar

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp