17/07/2023 às 13h59min - Atualizada em 17/07/2023 às 13h59min

Prados teve versão mineira da corrida do queijo em festival cultural

A experiência turística, esportiva e gastronômica faz parte do 1º Festival Cultural de Prados, que terá diversas atrações

Nivia Machado
Estado de Minas
Cerca de cinco quilos do queijo Gurita vão descer ladeira abaixo.
A versão mineira da Cooper's Hill Cheese-Rolling Race, uma competição em que o desafio é correr atrás de um queijo que desce ladeira abaixo, aconteceu pela primeira vez em Prados, no Campo das Vertentes. A experiência turística, esportiva e gastronômica foi neste domingo (16/7) e faz parte do 1º Festival Cultural de Prados. A corrida mineira tem como proposta divertir os competidores que terão como meta percorrer três fazendas produtoras de queijo na região e completar o percurso de 22 quilômetros. Os competidores passaram por três queijarias rurais onde estarão partes de uma mandala em formato de queijo que foi montada, quem conseguir primeiro, ganha a prova e leva uma medalha e vários tipos de queijos artesanais premiados.

De acordo com um dos idealizadores da corrida, Maciel Matuto, a ideia da corrida foi gestada em conjunto com coordenação do Festival Cultural de Prados que vem ao longo do tempo pensando estratégias voltadas para o turismo de experiência.  “Sou produtor de queijo e também organizo competições de corridas na região, então pensamos em unir tudo o que os mineiros mais gostam que é comer um bom queijo, uma boa prosa e ter contato com a natureza”.

Maciel Matuto conta que na primeira edição três queijarias toparam participar da competição e o queijo escolhido para descer a ladeira abaixo é um parmesão da Fazenda do Coqueiro, um queijo feito aos moldes italianos, de aproximadamente 5 quilos. " Ao término da competição todos poderão comer o queijo em uma confraternização à moda mineira". A largada, marcada para as 8h, será no Sítio Água do Pote, há dois quilômetros do centro histórico de Prados. A propriedade administrada pelo produtor rural do queijo Matuto também será o ponto de chegada dos competidores. Durante o percurso, os competidores vão passar pela Fazenda do Coqueiro e pela premiada fazenda Fortaleza, atual vencedora do Prêmio Queijo Brasil, que foi realizada no último fim de semana, em Santa Catarina, o Queijo ‘Faz For’ produzido na Fazenda Fortaleza, voltou para casa com uma medalha de ouro.
 
Os corredores passaram por três fazendas produtoras de queijo. Maciel acredita que o maior desafio que os competidores enfrentaram foi percorrer o percurso com a mesma velocidade que em outras competições.  “As pessoas vão passar por trilhas e estradões emoldurados pela serra de São José, o lugar é lindo, então correm o risco de contemplar a natureza e diminuir a velocidade”, garante. O produtor rural conta que a prova é de nível leve e dá para toda a família. “O atleta pode chegar um pouco mais cedo para também fazer a inscrição aqui no Sítio Água do Pote”.

Sobre o Festival Cultural de Prados. A primeira edição do Festival Cultural de Prados tem como objetivo valorizar a cultural local e promover o crescimento econômico e turístico do município. O festival vai até o dia 23 de julho. De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo, Gil Santos, durantes os dias, os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre a história da cidade com o lançamento de uma Rota Cultural. Os apaixonados por antigomobilismo terão a oportunidade de expor seus veículos antigos no o 4º Encontro de Carros Antigos e concorrer ao certificado de placa preta. Outra atração será na praça central do centro histórico onde será montada uma feira e serão comercializadas obras de produtores locais.
 
Imagem de queijo em uma fazenda

Imagem de queijo em uma fazenda

Autora: Nivea Machado.
Fonte:  Estado de Minas

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp