15/07/2023 às 15h00min - Atualizada em 15/07/2023 às 15h00min

Cade pode terminar análise da compra da DPA pela Lactalis até fim do mês

Superintendência do órgão estaria analisando, principalmente, os mercados de iogurte, petit suisse, leite fermentado, sobremesas lácteas e requeijão

Beatriz Olivon e Guilherme Pimenta
Globo Rural
Globo Rural
A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) deve terminar até o fim do mês a análise da compra da DPA (Dairy Partners Americas Brasil e Dairy Partners Americas Nordeste) pela Lactalis do Brasil, anunciada em dezembro de 2022, segundo fonte. Nos mercados de petit suisse e sobremesas lácteas a concentração é “um pouco mais alta”, o que não significa, necessariamente, que poderá haver um empecilho à aprovação, de acordo com a fonte. A operação consiste na aquisição, pela Lactalis, da totalidade do capital social da DPA Brasil e, indiretamente, da DPAN. A DPA Brasil é uma joint-venture constituída entre Fonterra, dona de 51% do negócio, e Nestlé, que controlava os demais 49%. A DPAN é sua subsidiária integral. A análise foi declarada “complexa” pela SG o que, na prática, dá mais prazo para que a autarquia analise a operação e os mercados afetados. São 240 dias para definir se a operação será ou não aprovada. O caso chegou ao Cade em 10 de fevereiro.

A Superintendência estaria analisando, principalmente, os mercados de iogurte, petit suisse, leite fermentado, sobremesas lácteas e requeijão. De forma geral, as concentrações de mercado são baixas, sendo mais altas nos mercados de petit suisse e sobremesas lácteas mas, por enquanto, sem previsão de que pode ser um impeditivo, de acordo com o interlocutor. A Lactalis já é dona de Parmalat, Président, Poços de Caldas, Batavo, Itambé e Elegê, e passará a ter outras marcas, como Chambinho, Chamyto e Chandelle. Para essas três, os direitos de propriedade intelectual no país serão transferidos com a aquisição. O acordo prevê uma licença de longo prazo para o uso de marcas da Nestlé, como Ninho, Neston, Molico e Nesfit, exclusivamente no segmento de lácteos refrigerados. Depois do parecer da SG alguma “terceira interessada” ou um conselheiro ainda pode levar o caso ao Tribunal mesmo que a Superintendência indique a aprovação sem restrições. A SG já concordou com a participação da Vigor e da Danone como terceiras no caso.

A Vigor alegou à autarquia que a operação resultará em altas concentrações em todos os mercados afetados, já que a Lactalis é líder no mercado de iogurtes (20-30%), e a DPA (10-20%), a terceira maior. Ainda segundo a Vigor, no mercado de leite fermentado, a sobreposição é de 50% a 60%. No mercado de sobremesas lácteas refrigeradas, a liderança (50-60%) daria uma “boa diferença” em relação à segunda colocada, segundo a concorrente.

Autores: Beatriz Olivon e Guilherme Pimenta
Fonte: Globo Rural

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