10/07/2023 às 15h03min - Atualizada em 10/07/2023 às 15h03min

Bebidas funcionais: o desejo de um novo perfil de consumidor

O crescimento do nicho de bebidas funcionais não é temporal, e sim uma tendência que veio para ficar.

Sebrae
Bebidas Funcionais
Saudáveis, fáceis de encontrar e com a propriedade de oferecer diversos nutrientes, as bebidas funcionais estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Isso porque, nos últimos anos, vem crescendo a tendência de um novo perfil de consumidor, mais preocupado com a saúde e com questões ambientais, e a gastronomia funcional cresce junto.

A revista digital Mercado e Consumo apresenta dados sobre o cuidado que o mercado tem em satisfazer consumidores preocupados com a saúde, o que tem feito com que haja mudanças no desenvolvimento de chás, sucos e outros tipos de bebidas. O crescimento no setor é tão grande, que uma previsão da agência de pesquisa Euromonitor aponta que até o fim de 2022 o rendimento deveria girar em torno de R$ 8,8 bilhões.

Já a pesquisa  Tetra Pak Index 2021 (levantamento anual realizado pela Tetra Pak, líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos) aponta que, depois da covid-19, 58% dos brasileiros passaram a consumir mais esse tipo de produto e 39% dizem que desejam aumentar o consumo no futuro, enquanto 57% afirmam que irão manter o volume de compra atual. Não é pouca coisa, não é mesmo?

Assim, se você atua no segmento de alimentos e bebidas e quer oferecer ao seu público bebidas funcionais, é importante capacitar-se e dispor de informações confiáveis, pois ter no seu cardápio sucos, chás, produtos lácteos e outras bebidas funcionais não pode se confundir com fazer prescrições médicas. É preciso tomar muito cuidado e repassar informações aos clientes com as devidas fontes e referências.

Agregando valor
Com certeza, apostar nas bebidas funcionais significa agregar valor sustentável ao seu estabelecimento, o que garante o sucesso do seu negócio. Então, estude o mercado e o público-alvo e informe-se sobre as principais escolhas de bebidas funcionais pelo novo perfil de consumidores: sucos, produtos lácteos fermentados e bebidas lácteas com alto valor de proteínas, cálcio e vitaminas estão entre elas. Algumas das bebidas funcionais mais indicadas são fáceis de serem oferecidas no cardápio, como, por exemplo: água de coco (repõe sais minerais, auxilia na digestão e combate o colesterol), suco de açaí (auxilia na memória, energia e é rico em fibras e vitaminas), chá-verde (auxilia no emagrecimento e equilíbrio do intestino), bebidas com proteína de leite (auxiliam na reconstrução muscular e sensação de saciedade) e o guaraná (reduz gordura corporal, é estimulante e vasodilatador).

Com toda a certeza, é preciso conhecer o que está sendo oferecido ao cliente para evitar alguns mitos acerca do consumo, tais como “elas servem como alimentação completa” ou “elas podem ser consumidas à vontade”, entre outros. E lembre-se: conhecer o público-alvo é fundamental. Também deve haver uma sintonia na oferta dos seus produtos. A grande cartada é se perguntar: quero entrar na onda da alimentação saudável?

Fonte: SEBRAE

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp