06/07/2023 às 13h57min - Atualizada em 06/07/2023 às 13h57min

Tendência de sabores: Confira 12 novidades da Fispal Sorvetes

Confira os novos sabores de sorvetes que prometem arrebatar novos públicos, além de opções tradicionais que não podem faltar no cardápio de sorveterias e outros estabelecimentos.

Assessoria de Comunicação da FISPAL SORVETES
Fispal Sorvetes
Fispal Sorvetes

O consumo de sorvete no Brasil tem um amplo potencial de crescimento. Levantamentos feitos por associações do segmento apontam que o consumo no país é de 5 a 8 litros anuais por pessoa. Mercados maiores chegam a consumir o dobro, mesmo em regiões frias, onde, na teoria, o apreço por sobremesas geladas deveria ser menor. Dessa maneira, fabricantes e vendedores de sorvetes têm apostado em novos sabores de forma a ampliar as possibilidades e atingir um público maior para, em seguida, fidelizar o cliente, outro desafio do setor.  Durante a Fispal Sorvetes 2023, empresas apresentaram dezenas de sabores que têm por objetivo cumprir o objetivo de agradar públicos diferentes, ampliando as possibilidades para sorveterias, confeitarias e até bares, de forma que o consumo de sorvetes, gelatos, sorbets e outras sobremesas geladas façam cada vez mais parte do cotidiano. 

Sabores brasileiros

Fispal Sorvetes sabores.jpg

Fispal Sorvetes sabores.jpg

A Mec3, produtora internacional de ingredientes para sorvetes, lançou 40 sabores durante a Fispal Sorvetes 2023, com destaque para o churríssimo, que, segundo Alessandra Carneiro, gerente de Marketing da Mec3 para Brasil e linha Blend, é parte da iniciativa da empresa de lançar novidades que com sabores já conhecidos pelos brasileiros. “A gente já tornou o churros uma sobremesa brasileira. Temos o pipoca, que é internacional, mas muito brasileiro também”, enumera a gerente de Marketing da Mec3. Outra opção celebrada pela empresa é o sorvete de paçoca, que tem como diferencial a cremosidade poucas vezes encontrada no mercado devido às características dos ingredientes.   “São sabores que a gente trouxe (para a Fispal Food Service) e que são novidades. Todos eles estão sendo lançados aqui na Fispal e fazendo a pré-venda para dar início ao negócio. São lançamentos exclusivos”, destacou a representante da Mec3 durante a feira.

Italianos tradicionais e inovadores

sorvete de pistache.png

sorvete de pistache.png

Outra empresa que apresentou novidades durante a Fispal Sorvetes foi a PreGel, que também é especializada em ingredientes para sobremesas geladas de todos os tipos.  “A gente tem bastante coisa para apresentar. E virou um hábito todo mês ou mesmo a cada duas semanas trazer um sabor novo. É bem importante que o cliente tenha acesso a essas novas opções”, contou Raquel Armani, diretora da PreGel Brasil. Os produtos mais celebrados são os sorvetes de iogurtepistache e avelã, sabores do tradicional gelato italiano. “Esses são sempre os carros-chefes, mas esse ano estamos trazendo novidades”, conta a executiva da PreGel. Ela destaca que a empresa, além de apostar nos sabores mais celebrados, está aplicada em aproximar os consumidores dos sorvetes utilizando sabores inovadores. “Temos algumas mesclas para enriquecer ainda mais o gelato, como pistache com waffer”.

Alcoólicos 

Outro sabor apresentado pela PreGel é o whisky com biscoitos. Inclusive, as misturas com alcoólicos é uma das tendências mais destacadas, que garantem aos consumidores experiências novas, indo além das sorveterias e ocupando bares, e aos empreendedores do setor a oportunidade de aumentar o valor agregado e o faturamento. Sobre sorvetes alcoólicos, um dos destaques apresentados pela Duas Rodas, de produtos para fabricação de gelados comestíveis, é aubi & ramsa, que, segundo Vitor Limongi, especialista técnico em Sorvetes da Duas Rodas, é “um tipo de sorvete para acompanhar com a bebida em um ambiente descontraído”. Outra opção é o clericot, um dos destaques do mercado no segmento de gelados alcoólicos “produto que está bastante em alta em bares bem frequentados”, completa Limongi.  Ainda sobre drinks e sorvetes, ele destaca o chocolate com whisky. “Lá fora já é muito popular, e, aqui, cabe a nós fomentar essa cultura para ter essa diversidade”, destaca o técnico da Duas Rodas. Carolina Nannini, maestra gelatieri da Carpigiani Brasil, reforça que as formulações com bebidas alcoólicas são bastante celebradas e podem ser servidas em diferentes ambientes, mas faz um alerta: “a formulação com alcoólico é muito difícil porque ele é anticongelante, por isso, tem que ter muito conhecimento”.

Saudáveis e veganos

fispal sorvetes_sabores.png

fispal sorvetes_sabores.png

Entre os ingredientes mais saudáveis, destaque para a gescream, solução à base de ingredientes de origem vegetal que oferece atributos essenciais de cremosidade sem utilizar a gordura de palma, comum nas sobremesas geladas. “O custo de aplicar um no lugar de outro empata ou é reduzido no caso do gescream”, garante Limongi. Já quando o assunto é soluções veganas, o destaque é o camafeu dark, que imita a sobremesa original. “É vegana porque trabalhamos com leite de castanha no lugar do leite de vaca. A base dark é feita com blend de cacau”, acrescenta. Limongi aconselha aquecer o cacau “por conta do sabor que o calor ajuda a produzir”. Sobre isso, Carolina, da Carpigiani, explica: “Cacau só dissolve acima de 90 graus, mas assim ele libera mais sabor e mais cremosidade”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FISPAL SORVETES


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp