06/07/2023 às 09h45min - Atualizada em 06/07/2023 às 09h45min

Tendência de mercado na indústria queijeira, stick de mussarela ganha espaço entre os consumidores

O produto, que apresenta sabor e praticidade para o consumidor, tem potencial de crescimento no setor.

Assessoria de Imprensa Tetra Pak
Revista do Queijo
Assessoria de Imprensa Tetra Pak

Com um volume de produção total em cerca de 1,2 milhão de toneladas só em 2021, segundo dados da ABIQ (Associação Brasileira das Indústrias de Queijo), o consumo de queijo no Brasil tem potencial para crescimento e expansão, especialmente se oferecer ao consumidor moderno aquilo que eles buscam: um alimento prático e saboroso. E a união desses dois desejos do consumidor, já levando em conta a representatividade do setor no mercado brasileiro, faz com que o queijo em formado de palito, também conhecido como string cheese, ou stick, cresça em popularidade e seja um dos produtos com maior potencial nesse segmento.

Criado nos Estados Unidos em 1976, o sabor do queijo combinado à praticidade de um alimento para ser consumido na hora é um dos grandes atrativos para o consumidor. Além disso, ao permitir adicionar complementos à massa inicial, como pimentas, temperos, e até ingredientes locais, as pessoas têm a experiência de consumir um produto premium e feito sob medida. Mas você sabia que, além de gostoso, o queijo palito também é de fácil processamento, o que faz com que o produto seja ainda mais rentável? Sua fabricação é feita em quatro etapas, e todas elas contam com tecnologia e serviços da Tetra Pak para sua produção!

Fases de processamento

A primeira etapa partindo de uma coalhada em pH adequado para filagem é realizada na filadeira Tetra Pak® Cooker Stretcher DAW 2/6: nela, é feito o aquecimento por meio de água quente, e então o queijo passa pelo processo de filagem, onde ocorre o estiramento de suas fibras. Com capacidade de produção a partir de 690 kg até de 3.600 kg por hora, nossa filadeira possui superfície de contato texturizada o que reduz a aderência do queijo no equipamento, evitando que ele grude, e, consequentemente, diminua a necessidade de manutenção e parada da linha de produção para limpeza precoce. O equipamento também evita as perdas: seu sistema de adição de água automático garante a manutenção do nível no tanque de água de filagem promovendo um processo suave e assim minimizando a perda de gordura.

Em seguida, o queijo vai para moldagem na Tetra Pak® Cheese Extruder DA S, uma máquina extrusora aquecida de parede dupla, com uma capacidade que pode chegar a 680kg por hora. Nela, o queijo é levado até os bicos de extrusão, que determinam o diâmetro do queijo. A máquina é programada especificamente para queijo em tiras, porém pode ser adaptada para a produção de outros produtos. Além disso, a máquina, que possui um painel digital integrado, ocupa pouco espaço e seu formato aberto facilita a limpeza. Após a moldagem, é hora da Tetra Pak® String Cheese Cutter AC. Nela, o queijo é separado em 24 pistas individuais de resfriamento, para então serem cortados por um sistema de alta precisão, sendo ajustável conforme o tamanho e formato desejados.

Por fim, o produto chega à Tetra Pak® Brining system D. Os sticks entram em processo de salmoura, que salga, resfria e estabelece firmeza ao queijo, permitindo seu transporte até o sistema de embalagem. Além de todo o maquinário, a Tetra Pak fornece ao produtor de queijo um pacote completo de suporte, que envolve desde serviços de manutenção, fornecimentos de peças e insumo, até treinamentos, serviços especializados e de instalação. Saiba mais em: https://www.tetrapak.com/pt- br/contact-us

Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países ao redor do mundo. Com mais de 25.000 funcionários, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™” reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.

Fonte: Assessoria de Imprensa Tetra Pak


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp