04/07/2023 às 08h03min - Atualizada em 04/07/2023 às 08h03min

A fome e a vontade. Aromas naturais em lácteos

Tecnologia de aroma natural evidencia notas lácteas e conecta indulgência e saudabilidade

Doce Revista
Tecnologia não impacta o perfil sensorial dos produtos e permite devolver a indulgência.
 

As múltiplas sensações despertadas no ato de consumir um alimento ou uma bebida estão diretamente conectadas à satisfação proporcionada pelo conjunto de ingredientes que compõe o produto. Quando se fala em indulgência e novas experiências de consumo, ao lado do sabor, a percepção de preenchimento e a cremosidade são características que fazem da alimentação um momento realmente especial e saboroso. Com o avanço do movimento de saudabilidade, tem crescido a busca por itens com novos atributos, como baixo teor de gordura em lácteos ou bebidas à base de vegetais, impondo desafios à manutenção da indulgência.

Conectada todos esses anseios e novos hábitos, a Duas Rodas desenvolveu uma solução tecnológica que proporciona a conexão entre saudabilidade e indulgência, evidenciando notas cremosas e proporcionando uma sensação de recobrimento compensando o baixo teor de gordura em produtos lácteos e em bebidas plant-based, sustenta Steven Rumsey, diretor de Inovação e Tecnologia da companhia. Batizada de CreamyFeel, a tecnologia de aroma natural integra a plataforma Taste Full Technologies da empresa e pode ser aplicada em produtos como iogurtes, achocolatados, bebidas lácteas e plant-based, informa o especialista.

Além disso, acrescenta ele, a solução permite outra característica cada vez mais valorizada pelos consumidores nos tempos atuais: o apelo clean label, traduzido aqui por formulação simples e mais natural. Fruto do trabalho de equipe multidisciplinar de especialistas em sabor da Duas Rodas, a solução CreamyFeel foi desenvolvida para ajudar a indústria de alimentos e bebidas a superar o desafio técnico que é melhorar a textura, atribuindo maior recobrimento em produtos lácteos, iogurtes, achocolatados e plant-based. “Além de textura e recobrimento de boca, esses ingredientes desempenham um papel tecnológico fundamental nas aplicações, sem impactar o perfil sensorial dos produtos, permitindo devolver a indulgência para essa categoria de produtos, sem prejuízo da naturalidade e com posicionamento clean label”, detalha Rumsey.

A excelente performance do ingrediente, comprovada em testes sensoriais, atestou aumento da sensação de corpo, cremosidade e sensação na boca (mouthfeel) em diferentes aplicações, como bebidas lácteas, iogurtes, achocolatados e bebidas vegetais, complementa Claudia Costa Mattos, gerente de atendimento técnico, responsável também pela área de Sensory Science Insights da Duas Rodas. “A melhora desses atributos proporciona bebidas mais harmônicas, oferecendo uma melhor experiência de consumo para produtos lácteos e bebidas”, assinala a executiva.

Fonte: Doce Revista


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp