04/07/2023 às 09h50min - Atualizada em 04/07/2023 às 09h50min

Robertet investe R$ 50 milhões em nova fábrica e amplia presença no Brasil

A Robertet Brasil, que atende todo o território nacional, tem atualmente capacidade produtiva anual de 3.000 toneladas de fragrâncias e de 1.500 toneladas de aromas.

Doce Revista
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O Grupo Robertet reuniu executivos, colaboradores, parceiros e clientes para inaugurar uma planta fabril em Alphaville e receber o novo CEO da empresa, Jérôme Bruhat, que visitou o Brasil pela primeira vez. A multinacional francesa, que ocupa a 7ª posição no mundo entre as empresas de fragrâncias e aromas e é ainda líder mundial em matérias-primas naturais, investiu R$ 50 milhões na construção da nova unidade com o objetivo de triplicar sua participação no mercado brasileiro.

Instalada na região metropolitana de São Paulo, onde a companhia está estabelecida desde os anos 80, a fábrica conta com equipamentos de última geração e com processo de produção totalmente digital, reunindo no mesmo endereço as divisões de fragrâncias e aromas com uma estrutura mais abrangente e competitiva para oferecer ao mercado nacional toda a expertise da matriz francesa.
Além de inovações tecnológicas que permitem aumentar sua produtividade, a fábrica também conta com modernos processos para atender questões ambientais como tratamento de resíduos, coleta de materiais recicláveis e reutilização de água pluvial, entre outros requisitos relacionados à sustentabilidade e bem-estar dos seus colaboradores.

“Com essa unidade estaremos aptos para atender clientes de vários tamanhos e ofertar mais produtos e serviços. Temos em nossa sede um grande time de criação que desenvolve  ingredientes, fragrâncias e aromas que queremos trazer para o Brasil e agora, com essa ampliação, isso vai ser possível”, explica Jéromê Bruhat que assumiu recentemente a liderança da companhia. Sobre os diferenciais que a empresa irá oferecer ao mercado, o CEO garante que a nova planta possui nível de qualidade comparável ao das melhores indústrias do mundo. “Exibe o mesmo padrão das fábricas instaladas na França, Europa e Estados Unidos, com equipamentos de última geração, aptos a fazer análises específicas e capazes de selecionar os mais diferenciados produtos naturais para usarmos em nossos projetos”, justifica.

No Brasil, a Robertet atualmente tem a maior parte da sua atuação voltada ao segmento de perfumaria fina que corresponde hoje a 1/3 dos seus negócios e, com a nova fábrica, será possível aumentar a participação do segmento de aromas para que cada área represente 50%, como ocorre nas outras unidades da empresa onde as duas divisões têm a mesma representatividade.

Para que isso aconteça Bruhat aposta na criatividade dos especialistas da empresa para desenvolver, por exemplo, diversos produtos com um único ingrediente. “Queremos trazer originalidade para o mercado brasileiro para aumentar nosso share na área de alimentos. Temos os melhores ingredientes de origem natural e muitas formas de usar uma única matéria-prima para criar diferentes formulações. Podemos destilar, fracionar e desenvolver itens com variados perfis sensoriais”, justifica. Para o desenvolvimento de produtos a empresa segue um rigoroso controle dos ingredientes, estendido desde o campo, através de parcerias com fornecedores, até a entrega final, com rastreabilidade total do processo.

Em relação ao quadro geral da economia brasileira, o executivo se diz confiante e aposta suas fichas no crescimento local da empresa. Neste cenário, acredita ser decisivo também os investimentos da Robertet na geração de produtos criativos com preços mais baixos e na oferta de mais propostas com ingredientes naturais, que são bastante acessíveis, e conferem mais qualidade, originalidade e um diferencial de sustentabilidade, pontos fortes de vendas para produtos finais. “Temos que usar matérias-primas naturais e o Brasil é um dos países que mais disponibiliza estes produtos. Creio que podemos crescer de 3 a 4 vezes aqui e levar esse foco voltado para a natureza para o resto da América Latina”, atesta.

Bruhat revela ainda que a erva-mate é uma das matérias-primas brasileiras mais utilizadas pela Robertet, que a exporta para outras fábricas do grupo. “O mate é usado como base de vários ingredientes e para compor aromas especiais e fragrâncias sofisticadas. Também usamos sementes de cacau brasileiro para a fabricação de diversos itens”, acrescenta.
 
A Robertet oferece um amplo portfólio para a indústria de alimentos contemplando principalmente os segmentos de refrigerantes, bebidas isotônicas, cookies, lácteos e sorvetes e a expectativa da empresa é seguir com investimentos locais. Para ser referência mundial em termos de inovação, a Robertet Brasil possui uma estrutura completa de P&D para criação de fragrâncias e aromas que engloba laboratórios de avaliação, profissionais experientes, processos contínuos em busca de gaps de mercado, cabines sensoriais e coordenação de projetos, além de laboratórios de aplicação com procedimento de estabilidade e desenvolvimento de novas bases e fórmulas de produtos em parceria com fornecedores.

Fundado em 1850, o Grupo Robertet é uma empresa familiar de Grasse, França, dirigida pelo CEO e gerida pelas quarta e quinta gerações da família Maubert. Suas principais atividades começaram com a busca e transformação de ingredientes vegetais em extratos naturais voláteis e não voláteis que foram sendo usados para a criação de aromas, perfumes e princípios ativos em produtos de saúde e beleza. Com uma abordagem de abastecimento extremamente integrada, a Robertet é hoje líder global em matérias-primas aromáticas naturais. A Robertet Brasil, que atende todo o território nacional, tem atualmente capacidade produtiva anual de 3.000 toneladas de fragrâncias e de 1.500 toneladas de aromas.

Fonte: Doce Revista

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