02/07/2023 às 10h33min - Atualizada em 02/07/2023 às 10h33min

Cursos e ATeG fortalecem laticínio no Sul de Minas

A Fazenda Marajó de Minas, em Campo Belo, é um bom exemplo na criação de búfalas no sistema de compost barn.

Sistema Faemg
Visita de equipe do Senar AM para conhecer a fazenda e o laticínio
A Fazenda Marajó de Minas, em Campo Belo, é um bom exemplo na criação de búfalas no sistema de compost barn. Hoje, a produção de leite de búfala é direcionada para o laticínio Marajó, onde se transformam em queijos maturados e doces de leite. O Sistema Faemg SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais do município acompanharam o produtor Cristiano Fraga a trilhar este caminho de sucesso. A propriedade recebe visitas técnicas e tem um auditório para a realização de treinamentos.

Desde setembro de 2022, uma propriedade é atendida pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria de Derivados Lácteos. Em dezembro, recebeu a visita técnica dos profissionais que atuam junto ao Sistema Faemg SENAR para conhecer o negócio, a estrutura e os resultados alcançados em quase quatro anos de história. Além do leite de búfala, o laticínio tem produtos específicos feitos com leite de vacas Jersey. Neste semestre, também recebi uma equipe do Senar Amazonas com cerca de 50 pessoas.

Mas a relação do Cristiano e da família dele com o Sistema Faemg SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Belo começou há mais tempo. O empresário descobriu os cursos e programas do Sistema Faemg Senar na pandemia de covid-19, quando tentava fabricar derivados para dar destino ao leite de búfala produzido na fazenda já que a compra pelo laticínio tinha sido suspensa.

As capacitações foram a oportunidade de aprender sobre laticínios e qualidade do leite para agregar valor ao produto. O primeiro curso foi o de Derivados de Leite de Búfala. “Ao final de uma semana do treinamento, tínhamos um verdadeiro banquete, com produtos de alta qualidade”, contou. Desde então, tanto Cristiano quanto seus funcionários participaram de muitos outros cursos, incluindo cria e recria de bezerro, operação de roçadeira e motosserra e manutenção de equipamentos agrícolas.
Essa relação com o Sistema Faemg SENAR se intensificou. Hoje Cristiano faz parte da diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Belo e sabe bem das dificuldades do campo. “Uma delas é a falta de locais com estrutura adequada para sediar os treinamentos. Por isso, quando construí um galpão em minha fazenda, também fiz um auditório completo, com sala de aula, mesas, quadro branco, datashow e banheiros, um espaço confortável com capacidade para 16 pessoas. Na porta, a logomarca do Sistema é uma homenagem a este importante trabalho que ajuda o produtor rural”, contou. O auditório é disponibilizado para cursos e ações do Sistema e do Sindicato e está em uso desde dezembro de 2022.

Força da capacitação
Para Cristiano, conhecimento é a palavra-chave para o produtor rural seguir crescendo em sua atividade. “Fomos aprendendo a cada dia, entendendo a criação de búfala, o manejo dos animais, e, depois de três anos de operação, podemos dizer que somos referência. E o Sistema Faemg SENAR também nos ajudou a chegar até aqui. É um projeto social e de formação profissional muito importante para o campo”, destacou o produtor.

O gerente regional do Sistema Faemg SENAR em Varginha, Caio Oliveira, destaca que a capacitação e a qualificação profissional é muito valorizada pela empresa e seus colaboradores. “A parceria com o Laticínio Marajo e com o produtor Cristiano já vem de longa data. Com os cursos e agora com o Programa ATeG, estamos estreitando, cada vez mais, essa parceria. Estaremos sempre atentos às demandas para atender com o máximo de excelência possível”, acrescentou.

Fonte: Sistema Faemg

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp