02/07/2023 às 13h15min - Atualizada em 02/07/2023 às 13h15min

Suíça – A indústria de queijos suíça teve retração depois de 25 anos de crescimento

Depois de dois excepcionais anos de 2020 e 2021, a indústria de queijos suíça registrou declínio de 6,7% nas exportações (em volume) e -3% em valor.

Dairy Industries
Azzedine Rouichi
Queijos/Suíça – Depois de dois excepcionais anos de 2020 e 2021, a indústria de queijos suíça registrou declínio de 6,7% nas exportações (em volume) e -3% em valor. O fato foi revelado durante a 25ª Assembleia Geral da entidade do Marketing do Queijo Suíço (SCM).

Em 2022 foram exportadas 76.951 toneladas de queijos suíços, no valor de 734,3 milhões de francos suíços, aproximadamente € 752,7 milhões. Ainda assim os números podem ser considerados bons, já que caíram -0,2% em valores na comparação com 2020, mas subiram 1,4% em relação a 2019, também em valores. As importações de queijo pela Suíça declinaram para 73.077 toneladas (-3,6%). 

David Escher, presidente da SCM, comparou os números de 2022 no contexto geral dos últimos 25 anos. “Desde 1998, ano de fundação da SCM, o consumo total de queijo na Suíça aumentou mais de 80%. Hoje o consumo supera a quantidade de queijo produzido no país, então, a importação se faz necessária. Escher destaca, no entanto, que isto não é uma desvantagem, porque “do ponto de vista econômico, é mais interessante produzir queijos suíços de alta qualidade e de preços relativamente elevados para exportação e importar produtos mais baratos para atender segmentos menos exigentes e a indústria”.

Nesse contexto, o balanço comercial do SCM 2022 fechou novamente positivo, tanto em termos de volume (+3.875 toneladas), como em valores (+232,6 milhões de francos suíços). As taxas de câmbio, a alta inflacionária e o declínio do poder de compra tornam as vendas de queijos suíços mais difíceis. Cerca de 80% dos queijos exportados vão para a União Europeia (UE). Diante desse novo cenário econômico, o queijo suíço ficou mais caro e as importações mais baratas.

Para enfrentar esse desafio a SCM está tomando medidas pontuais. “Intensificamos ações de marketing nos pontos de venda nos 21 países em que estamos representados”, informou Escher. Além disso, adotamos programas de bônus de compra para toda a linha de queijos suíços. A campanha do queijo suíço também destaca a sustentabilidade. “Nosso objetivo é aumentar as informações sobre nossos queijos e os esforços da indústria queijeira, para atingir os jovens e as famílias, principalmente por meio de canais digitais e atividades ao ar livre”, disse Escher.

Font
e: Dairy Industries

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp