01/07/2023 às 19h07min - Atualizada em 01/07/2023 às 19h07min

Lácteos podem ser fundamentais para a nutrição global, revela pesquisa

Enquanto o mundo tem o objetivo de chegar em um futuro com emissões Zero de carbono até 2050, a indústria de laticínios trabalha para reduzir o impacto ambiental.

Food Processing.
Canal Terra Viva
Lácteos – Enquanto o mundo tem o objetivo de chegar em um futuro com emissões Zero de carbono até 2050, a indústria de laticínios trabalha para reduzir o impacto ambiental e atingir um dos Objetivos do Milênio da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (ODD- FAO). Para isso, as pesquisas atualmente focam em estratégias de mitigação de gases de efeito estufa (GEE) que não comprometem a saúde animal e a produção. Muitas questões sustentam que uma transformação radical – envolvendo a redução de alimentos de origem animal e aumento de alimentos de origem vegetal – é necessária na agricultura de forma a atingir os objetivos climáticos.

Pesquisadores da Escola Técnica de Ciências Animal de Virgínia trabalham para entender os prós e contras dessa transformação. O estudo, publicado no Journal of Dairy Science, tem por objetivo entender o impacto de uma abordagem holística pela indústria de laticínios, quantificando a contribuição dos lácteos para a nutrição humana, associados com as emissões de GEE na produção e uso da água. Robin R. White, pesquisador chefe do estudo, disse que a avaliação em escala global da produção de lácteos é necessária para entender o papel que os lácteos desempenham na alimentação mundial.

Pesquisas anteriores sobre a pegada de carbono dos sistemas de produção de lácteos relataram a contribuição dos laticínios no fornecimento de vitaminas e minerais essenciais para a saúde humana, mas, frequentemente, apresentam os resultados em termos de peso do leite ou apenas pelo teor de energia/proteína.  “Nós estamos interessados em métodos de análise usando interconexões para melhor entender as compensações entre nutrição e impacto ambiental nos sistemas de produção de alimentos ao nível global”, disse White. White e a coautora do estudo, Claire B. Gleason iniciaram o trabalho coletando dados da FAO, para avaliar o nível dos países e continentes. Eles conseguiram quantificar a oferta global de diferentes alimentos e o impacto ambiental dos sistemas de produção.  

Com esses dados foi possível melhor considerar a contribuição em escala global do leite fluido para a nutrição humana e o impacto ambiental da produção de alimentos, especificamente em relação às emissões de GEE e uso da água. Os alimentos foram considerados apenas em suas fases pré-processamento e o leite fluido de cada espécie leiteira. A oferta total de alimentos foi calculada contabilizando perdas, desperdício, comércio e ração animal. Essas informações foram usadas como fonte de referência de alimentos que podem ser consumidos por seres humanos, levando em consideração as necessidades nutricionais básicas por idade e sexo.

Para entender como o leite e os produtos à base de carne estão associados aos impactos ambientais, suas produções foram correlacionadas com os GEE e uso de água, inclusive de irrigação de culturas e consumo pelo rebanho, utilizando dados individuais de cada país. Os dados demonstraram o quão fundamental é o leite dentro dos sistemas agrícolas mundiais e na produção de alimentos nutricionalmente adequados. A despeito dos prós e contras ambientais associados com a produção de leite, ele é uma fonte essencial de vitaminas e minerais como as proteínas, riboflavina, vitamina B12 e fósforo. “De fato, o leite é uma fonte única de cálcio com baixo teor de energia disponível para consumo humano e nossos resultados indicam que 35% do cálcio disponível para consumo humano globalmente é obtido do leite”, disse White.

Independentemente do nível de renda, o cálcio está entre os micronutrientes essenciais consumidos de forma insuficiente. Os autores disseram que existem diversas limitações para a análise e mais pesquisas são necessárias para encontrar soluções inovadores, portanto, o estudo será melhor visualizado junto com pesquisas mais amplas sobre o assunto. Levando em consideração estas limitações, a melhoria na disponibilidade global de leite, incluindo a coordenação da distribuição nas cadeias de suprimento, pode ser uma prioridade importante para aumentar a disponibilidade de nutrientes essenciais nos sistemas alimentares em todo o mundo.  

Fonte: Food Processing. Tradução livre do Terra Viva

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp