29/08/2023 às 10h44min - Atualizada em 29/08/2023 às 10h44min

Como tornar um sabor único e diferenciado no mercado de lácteos

O sabor é considerado o principal item de decisão de compra em alimentos e bebidas.

Equipe Técnica da Revista Aditivos & Ingredientes
Divulgação Getty Imagens

O sabor é considerado o principal item de decisão de compra em alimentos e bebidas. Isso não é diferente no setor de laticínios, onde algumas tendências podem ajudar os consumidores a decidirem a favor da compra.

Os especialistas da indústria destacam que os sabores de frutas continuam sendo os mais vendidos em iogurte, queijo, leite e sorvete. Os mais populares, além de morango, mirtilo e framboesa, inclui sabores específicos, como tangerina, pera e damasco, que estão surgindo em lançamentos de laticínios bebíveis. Além disso, perfis associados à nostalgia, como mel, baunilha e chocolate, estão inovando nesse mercado, assim como sabores inspirados em sobremesas da América Latina, como doce de leite, churro e três leites, estão ganhando cada vez mais espaço entre os lançamentos de novidades congeladas.

Outra tendência de sabor é o que a indústria chama de “sabores marrons”, que refletem sabores únicos e tradicionais, como caramelo de sal marinho, baunilha de bourbon e coco torrado. Esses tipos de sabores fornecem um perfil sofisticado e de alta qualidade, atraente para consumidores exigentes.

As tendências em sorvetes e sobremesas congeladas também favorecem os sabores nostálgicos e sofisticados, ao mesmo tempo que unem o tradicional e o moderno.

Mas não basta saber quais ingredientes estão chamando a atenção dos consumidores, é preciso saber como utilizados nas formulações lácteas para se diferenciarem no mercado. A intensidade do sabor, combinações de sabores ou um perfil de sabor característico, como misturas de sabores, podem melhorar significativamente as linhas de produtos lácteos.

A dica dos especialistas é usar a análise sensorial para testar produtos e obter feedback sobre a intensidade do sabor e o perfil do sabor, o que pode ajudar a refinar a fórmula e melhorar o sabor geral dos produtos. Outra dica é promover esses sabores exclusivos por meio de campanhas de marketing e enfatizar o que torna essa mistura única em relação ao que já existe no mercado.

A experiência em aplicações pode ajudar a ajustar os níveis de uso de sabor para fornecer a intensidade desejada em diferentes níveis de gordura láctea ou bases vegetais; um sistema de sabor equilibrado, sem nenhuma nota mais proeminente do que outra, é essencial para atender as expectativas de sabor.

Além disso, sabores distintos, mas complementares na base do produto, inclusões e qualquer preparação de frutas ou variedades, podem criar uma experiência alimentar complexa que ofereça os sabores de vários componentes.

Também é importante lembrar que os consumidores de hoje buscam benefícios para a saúde nos produtos que consomem. Os probióticos, que podem ajudar a promover a saúde digestiva e estimular o sistema imunológico, são adições extremamente populares aos produtos lácteos, assim como superalimentos como mirtilos, açaí e romã, devido aos seus altos níveis de antioxidantes, vitaminas e minerais.

Produtos com menos açúcar também são populares, portanto, sabores que complementam o baixo teor de açúcar, como canela, baunilha e sabores de frutas, funcionam com produtos lácteos com baixo teor de açúcar.

Fonte: Equipe Técnica da Revista Aditivos & Ingredientes


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp