15/06/2023 às 09h33min - Atualizada em 15/06/2023 às 09h33min

Estudo mostra como o colostro aumenta a produtividade leiteira

O programa Alta Cria, liderado pela empresa Alta, que é destaque em melhoramento genético mundial, coletou dados de 36 mil bezerras leiteiras no Brasil em seis anos.

Vivia de Lima
Uai Agro
Pixabay
O programa Alta Cria, liderado pela empresa Alta, que é destaque em melhoramento genético mundial,  coletou dados de 36 mil bezerras leiteiras no Brasil em seis anos. O objetivo é levantar os principais índices zootécnicos na fase de cria e recria para auxiliar no gerenciamento e estabelecer o panorama nacional da criação de bezerras e novilhas leiteiras.

O levantamento  revelou que a falha na transferência de imunidade passiva é um dos principais fatores relacionados à morte de bezerras. De acordo com o estudo, a mortalidade das bezerras do programa caiu de 8% para 6% em 2022. A primeira colocada no ranking Alta Cria, por exemplo, chegou a 1% na taxa de mortalidade. Segundo o gerente de Neonatos da Alta e coordenador do Programa Alta CRIA, Rafael Azevedo, comparando os dados coletados a cada ano pelo programa, houve um aumento de ganho de peso do nascimento ao desaleitamento, redução de doenças – como a diarreia, menor taxa de mortalidade e antecipação da primeira cria, o que reduz os custos e eleva a produtividade da fazenda.

“As bezerras nascidas em 2017 e que foram melhores colostradas, ou seja, receberam um colostro de melhor qualidade, no tempo e volume corretos, produziram 600 litros a mais na primeira lactação na comparação com aquelas que não tiveram uma colostragem eficiente”, explica Azevedo. A criação de bezerras e novilhas é uma das fases mais importantes para a pecuária leiteira, segundo Rafael, pois compreende a reposição genética para incorporação de animais mais produtivos e saudáveis nos rebanhos. “Por meio da coleta de dados, as fazendas conseguem se posicionar em um grupo diferenciado, permitindo uma comparação e um norte se estão fazendo um bom trabalho na área de cria e recria”, conclui o gerente de Neonatos da Alta.

O objetivo do projeto é gerenciar os números e conhecer os principais índices zootécnicos, fundamentais para traçar metas, estratégias e alcançar os objetivos que definirão o sucesso da criação das bezerras e novilhas. Além disso, o programa auxilia na tomada de decisão de manejo dentro das propriedades.

As melhores fazendas leiteiras
Em dezembro de 2022, a Alta realizou a premiação das melhores fazendas da pecuária leiteira do Brasil. A grande campeã foi a fazenda Santa Rita Agrindus, de São Paulo, produtora do leite Letti; o 2º lugar ficou com a Agropecuária Gabriel, da Bahia, seguido pelas propriedades mineiras: Fazenda Sertãozinho, Fazenda Cobiça e Haras Primavera.

Abrangência em 90 países
A Alta tem matriz em Calgary, no Canadá, e atua em mais de 90 países com nove centrais de coleta: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Holanda e China, onde é a única central com licença para produzir sêmen no país.

Autora: Vivia de Lima
Fonte: Uai Agro



 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp