10/06/2023 às 14h34min - Atualizada em 10/06/2023 às 14h34min

O maior Festival do Queijo Artesanal do país reuniu produtores de 11 regiões de Minas

A 5ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas foi aberta oficialmente ao público no dia 8 de junho.

O Lábaro

A 5ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas reuniu queijos de 11 regiões de Minas Gerais

 

5ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas foi aberta oficialmente ao público no dia 8 de junho. O evento é uma realização do Sebrae Minas e Sistema Faemg Senar, com o apoio da Belotur, o Festival do Queijo Artesanal de Minas visa valorizar a iguaria, promovendo a gastronomia local, fortalecendo a economia e o turismo regional. O evento também foi uma oportunidade para os visitantes conhecerem mais sobre a cultura, tradições e sabores de Minas Gerais que se encerrou no Expominas, em Belo Horizonte.

Minas Gerais é responsável por 40% da produção nacional de queijo, e atualmente, são produzidas no estado cerca de 43 mil toneladas de queijo artesanal por ano e 14 mil toneladas de queijos não artesanais da agroindústria familiar. A atividade é fonte de renda para milhares de famílias. O Sistema Faemg Senar investe no fomento do setor por meio do programa de Assistência Técnica e Gerencial da Agroindústria de Derivados Lácteos. Mais de 900 produtores já foram atendidos e cerca de 10 mil visitas realizadas por técnicos especializados a propriedades rurais desde 2019.

Durante o evento, o espaço gastronômico, contou com oito chefs mineiros que apresentaram pratos doces e salgados, tendo o queijo artesanal como um dos ingredientes. Cada chef usou queijos de duas regiões produtoras participantes do Festival. Os pratos foram vendidos durante a programação.

Megaleite 2023

Além do Festival do Queijo Artesanal de Minas, aconteceu no Parque da Gameleira a maior exposição da pecuária leiteira da América Latina, a Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite – Megaleite 2023. A exposição é a maior vitrine da pecuária nacional e atrai visitantes de diversos países. A feira contou também leilões, mostra de animais, mini fazendinha e eventos técnicos.

A junção dos dois eventos ofereceu uma oportunidade única das pessoas conhecerem toda a cadeia produtiva do queijo artesanal, do leite ao queijo, já que os visitantes estão tendo acesso ao Festival e à exposição com o mesmo ingresso.

Além da divulgação dos produtos, o Festival do Queijo Artesanal também é uma forma de valorizar a produção e a cultura.  Para os consumidores, o evento foi uma oportunidade para que conheçam as regiões, as características únicas de cada uma e a grande variedade de produtos.

 

  
  
 
    

Fonte: O Lábaro


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp