25/05/2023 às 08h52min - Atualizada em 25/05/2023 às 08h52min

Megaleite 2023 - Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite - 18ª edição

Maior feira da pecuária leiteira do Brasil, a Megaleite reunirá as principais empresas do setor e pecuaristas de vários países.

Assessoria de Comunicação Megaleite 2023

Megaleite 2023 - Maior feira da pecuária leiteira do Brasil, a Megaleite reunirá de 07 a 10 de junho de 2023, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), as principais empresas do setor e pecuaristas de vários países. Já são 18 anos de Megaleite apresentando as inovações do agronegócio brasileiro e os avanços genéticos do rebanho bovino do país. O evento é organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. A programação contará com julgamentos, torneios leiteiros, leilões, feira de negócios, debates e palestras.

Programação para todos os públicos - Considerada a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina, a Megaleite 2023 acontecerá de 7 a 10 de junho e terá mostra e competições com a participação de cerca de 1200 animais das principais raças leiteiras do Brasil: Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Guzerá, Jersey, Simental, Simbrasil e Búfalos. “A Megaleite tem cumprido seu papel de ser uma vitrine internacional da genética leiteira nacional e, a cada ano, apresenta animais de extrema qualidade. Além disso, é a oportunidade de a comunidade conhecer as inovações que vêm ocorrendo no campo para a produção de leite de qualidade”, assegura Domício Arruda, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, entidade organizadora do evento.

Com entrada gratuita, os visitantes poderão acompanhar ainda as inovações da pecuária leiteira que serão apresentadas por cerca de 100 empresas expositoras. Já as crianças poderão visitar a Mini Fazendinha, que terá diversos tipos de animais expostos, permitindo o contato das novas gerações com o campo.

A feira ainda terá palestras técnicas, o Congresso da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos, reunião da Câmara Setorial do Leite da CEPA/SEAPA, 6º Encontro Regional Reunião do Conseleite-Minas, reunião da Comissão Técnica da Pecuária de Leite da FAEMG/SENAR. Já a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando fará a publicação dos Sumários de Touros e de Fêmeas do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando.

Para quem gosta de queijo, a Megaleite acontecerá paralelamente ao Festival do Queijo Minas Artesanal e Seminário Técnico do Queijo Artesanal. O público poderá degustar produtos de regiões reconhecidas na produção de queijo artesanal no estado, incluindo vários premiados no Concurso Mundial em Tours na França. Também terá a participação de chefs de cozinha, além da exposição de cafés, azeites, cervejas artesanais, cachaça, mel e outros produtos típicos do estado. O festival é coordenado pela FAEMG.
Na parte comercial, a Megaleite terá oito leilões de bovinos, permitindo aos visitantes adquirirem exemplares de alto valor genético das raças Girolando e Gir Leiteiro. A agenda de remates será de 6 a 9 de junho, com todos os eventos ocorrendo no interior do Parque da Gameleira e com transmissão ao vivo. 

A programação completa do evento está disponível no site www.megaleite.com.br. O evento tem como Parceiro Premium a Alvoar Lácteos; Parceiros Master: ALLFLEX, Tortuga, uma marca DSM, Agener União, UCBVET, Sobcontrole Fazenda, Berrante, Agroceres Multimix, Zoetis, Mosaic Fertilizantes, Alta, GENEX Brasil; Canal Master: Terraviva; Apoio Master: Bebamaisleite.
 
A expectativa da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando é que a Megaleite supere o número de animais participantes, já que voltará a contar com a presença de bubalinos. A Associação Brasileira dos Criadores de Búfalo anunciou recentemente que, durante a exposição, realizará torneio leiteiro e julgamento, além de Encontro Anual. Também são esperadas as participações das principais raças bovinas leiteiras do país, como Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Simental, Simbrasil, Jersey, Jersolando, Guzerá, Guzolando. Em 2022, a feira contou com 1300 animais inscritos e teve um faturamento estimado de R$200 milhões.  

A Megaleite 2023 será a primeira organizada pela nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, que a partir de janeiro passou a ser conduzida por Domício Arruda Silva. “O Brasil é referência mundial na seleção bovina leiteira por desenvolver um excelente trabalho de melhoramento genético, o que colocou a Megaleite no calendário de eventos internacionais. A exposição é uma grande vitrine para a pecuária nacional, reunindo milhares de visitantes de diversos países e culminando na realização de inúmeros negócios por parte dos pecuaristas e das empresas participantes”, assegura o futuro presidente da Girolando.

Homenagens Especiais - O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, será um dos homenageados com a comenda “Mérito Girolando”, concedida a personalidades que vêm contribuindo para o avanço da pecuária leiteira nacional. Zema será agraciado na categoria Liderança Nacional. A homenagem será entregue durante a solenidade de abertura oficial da 18ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite), no dia 7 de junho, a partir das 9h, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG. Também serão homenageadas lideranças do agronegócio, como o presidente da FAEMG, Antônio Pitangui de Salvo, a chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Elisabeth Nogueira Fernandes, o presidente da Cooperativa Central de Produtores Rurais (CCPR), Marcelo Candiotto, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid. A lista de agraciados ainda conta com a deputada federal Ana Paula Leão (Progressistas) e com os criadores Afonso Celso de Resende, Antonio de Souza Salgueiro, José Afonso Bicalho e Marcos Amaral Teixeira. 

A abertura oficial da Megaleite terá a presença de diversas autoridades políticas do país, de lideranças do agro e de pecuaristas do Brasil e da América Latina. Na sequência da entrega do Mérito, as autoridades e o público presente participarão do ato simbólico do primeiro registro genealógico de um animal do programa “Mais Genética” e da inseminação artificial de número 200 mil. O programa tem como objetivo melhorar a qualidade genética dos rebanhos leiteiros de pequenos produtores, por meio da inseminação artificial gratuita, e é idealizado pelo deputado federal Emidinho Madeira (PL). 

A Empresa Rica Nata e o Site Ciência do Leite estarão presentes no evento no Stand P-13 esperando a visita de todos os amigos, clientes e usuários. Aguardamos sua presença! Ela é muito importante para todos nós!

Fonte: Assessoria de Comunicação Megaleite 2023


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp