12/04/2023 às 10h18min - Atualizada em 12/04/2023 às 10h18min

Estância Silvania é a primeira a receber o selo Leite de Zebu da ABCZ

O selo Leite de Zebu funciona como uma garantia de origem dos produtos lácteos fabricados 100% com leite zebuíno, agregando valor no mercado e comprovando a superioridade nutricional.

Erick Henrique ABCZ
Erick Henrique ABCZ

A Estância Silvania, tradicional criatório com mais de 60 anos de história dedicados à seleção de gado Gir Leiteiro, tornou-se a primeira propriedade a receber o selo Leite de Zebu, chancela concedida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) para certificar a qualidade superior de produtos lácteos desenvolvidos com leite 100% zebuíno.

Para os criadores Camila e Eduardo Falcão (foto), que comandam os trabalhos da Estância Silvania, o reconhecimento é uma importante conquista para a fazenda, que vem se destacando pela sua produção de queijos artesanais e leite A2A2 nos últimos anos. Todos os produtos oriundos da propriedade são elaborados com leite 100% Gir Leiteiro PO.

“A ordenha aqui na Estância Silvania é feita com o bezerro ao pé, sem uso de hormônios e vacas criadas a pasto, o que garante o frescor e originalidade em nossos lácteos artesanais. Nossa fazenda é a primeira da América Latina certificada tanto para produção de leite A2A2, quanto para bem-estar animal”, explica Camila.

“O selo Leite de Zebu dá ao consumidor a possibilidade de rastrear o produto. Trata-se de um produto de muita qualidade nutricional, oriundo de animais criados a pasto e sem uso de hormônios, adaptados ao clima tropical e sem presença de parasitas. o resultado é um produto com maior diferença ômega 3 e 6, além de mais ácido linoleico conjugado, chamado de CLA, e ácidos graxos”, descreve Eduardo.

De acordo com o diretor da ABCZ responsável pelos assuntos relacionados à pecuária leiteira, Rodrigo Simões, o selo Leite de Zebu informa o consumidor de que o produto chancelado tem qualidade superior em relação a outras opções no mercado.

“O leite A2A2 e os derivados que são fabricados a partir dele são cada vez mais procurados, e o nosso objetivo com o selo é valorizar os pecuaristas leiteiros que se dedicam ao desenvolvimento de produtos diferenciados, que mostram realmente o potencial da genética zebuína. Vale ressaltar que o leite A2A2 é indicado para pessoas com alergia à beta-caseína A1 do leite, consolidando-se como uma alternativa para estes consumidores”, comenta.

A gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Mariana Alencar, aponta que o criador precisa cumprir uma série de requisitos para receber a chancela Leite de Zebu.

“Para ser apto a receber o selo, o criador deve participar do PMGZ Leite Max, possuir garantia de origem sanitária dos seus produtos lácteos, assim como as suas análises nutricionais. O pecuarista deve participar, também, das provas de controle leiteiro”, ressalta Mariana.

Após a análise das documentações e declarações requeridas, o criador recebe o selo Leite de Zebu para que seja impresso em seus produtos como forma de garantia de origem e valorização da qualidade dos lácteos fabricados em sua fazenda.

“O criador que atender aos critérios do Leite de Zebu pode entrar em contato com a equipe do PMGZ Leite Max para fazer a solicitação do selo. A chancela também contribui para agregar valor aos lácteos, aumentando a renda da propriedade graças à valorização no mercado”, enfatiza a gerente.

Para mais informações sobre o selo Leite de Zebu, entre em contato pelos telefones (34) 3319–3934 ou (34) 3319–3935, ou pelo e‑mail [email protected].

Fonte: Erick Henrique ABCZ

Notas do Site Ciência do Leite

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) atua ao longo de toda a cadeia produtiva, desde a pecuária seletiva até a comercial, desenvolvendo junto aos produtores rurais um trabalho de orientação sobre pastagens, crédito financeiro, fomento, extensão rural e mercado consumidor para assegurar a evolução da pecuária nacional. Com mais de 22 mil associados, trabalha desde 1934 na defesa dos direitos dos produtores rurais.

Conta com uma rede de mais de 20 escritórios regionais em todo o Brasil, onde atuam técnicos altamente capacitados, que realizam aproximadamente 13 mil visitas aos associados a cada ano. Os processos e tecnologias empregados asseguram serviços cada vez mais rápidos e seguros, permitindo uma administração profissional e transparente, focada em resultados. O sistema de gestão da ABCZ é reconhecido com duas certificações internacionais de qualidade: ISO 9001 (qualidade da gestão) e ISO 14001 (qualidade ambiental).


Visão: Ser a melhor organização pecuária do mundo.
Missão: Promover o aumento sustentável da produção mundial de carne e leite, através do registro genealógico, melhoramento genético e promoção das raças zebuínas.
Princípios e compromissos: Congregar, representar e defender os interesses da classe e dos clientes; Atender às necessidades dos criadores, clientes e do meio ambiente oferecendo serviços de qualidade e ambientalmente adequados, buscando a satisfação de todos; Promover, desenvolver e reconhecer as potencialidades dos colaboradores; Ter postura ética nas prestações de serviços e relacionamentos, atendendo aos requisitos legais e outros requisitos aplicaveis ao SGI; buscando a prevenção da poluição ambiental; Buscar a melhoria contínua do SGI, através de novas tecnologias nos serviços relizados.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp