10/04/2023 às 09h59min - Atualizada em 10/04/2023 às 09h59min

Câmara Setorial debate regulamentações para leite de caprinos e ovinos

Discussão sobre normativas para regulamentação dos leites ovino e caprino temática que receberá a colaboração técnica da Embrapa para subsidiar as decisões do Ministério

Embrapa Caprinos e Ovinos

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos, do Ministério da Agricultura e Pecuária, promoveu sua primeira reunião ordinária em 2023. Entre as pautas, a discussão sobre normativas para regulamentação dos leites ovino e caprino temática que receberá a colaboração técnica da Embrapa para subsidiar as decisões do Ministério.

Na reunião, o pesquisador Octávio Morais, da Embrapa Caprinos e Ovinos, apresentou os principais resultados de Workshop, promovido pela Embrapa no último dia 8, para construção de uma proposta de Regulamento Técnico referente à identidade e qualidade do leite ovino.

Os participantes do Workshop trabalharam no ajuste e atualização de uma proposta inicial apresentada pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Leiteiros (ABCOL) que, diante das diferenças de características físico-químicas e biológicas do leite ovino em relação ao leite das espécies bovina e caprina, propôs uma regulamentação específica para o produto.

O documento aborda aspectos relacionados à produção, sanidade animal, higiene, armazenamento, comercialização, composição e qualidade do leite ovino cru e passará por avaliação e validação dos integrantes da Câmara Setorial até o final deste mês de março. Em seguida, seguirá os trâmites do Ministério para sua discussão e aprovação, inclusive com realização de audiência pública com representantes do setor produtivo.

Na apresentação, Octávio destacou a preocupação da proposta com os padrões de congelamento e armazenamento, que podem reduzir problemas relacionados à sazonalidade da produção. “Muitos laticínios estão distantes dos produtores, o congelamento pode permitir uma mudança importante na estrutura da cadeia produtiva”, ressaltou Octávio, que destacou ainda que já há um histórico de produção da ovinocultura leiteira no Brasil, que conta com laticínios com inspeção federal há mais de 17 anos.

Para a pesquisadora Izabel Carneiro, do Núcleo Sudeste da Embrapa Caprinos e Ovinos, que coordenou o Workshop da semana anterior, uma regulamentação específica para o leite ovino tem grande importância para produtores rurais, que poderão contar com diretrizes para regularizar a produção e também servirá para orientar a atividade de fiscais agropecuários. “É uma oportunidade de colaborar com mercado que está em ascensão rápida e subsidiar melhores produtos, melhores vendas, melhores negócios”, avalia ela. O Workshop contou com participação de associações de produtores, universidades, instituições de assistência técnica e laticínios.

Grupo de trabalho para leite caprino

Também na reunião a Câmara Setorial aprovou a proposta de criação de Grupo Técnico de Trabalho para discutir e propor a atualização do Regulamento Técnico de Qualidade e Identidade do Leite de Cabra. O Grupo, que será constituído ainda neste mês de março, avaliará a contribuição da Embrapa sobre parâmetros físico-químicos do leite de cabra e reavaliar a Instrução Normativa (IN) nº 37 do Mapa, de 2000, que atualmente define os padrões de identidade e qualidade do produto. A previsão é que até o mês de maio a IN seja discutida pelo Grupo de Trabalho – com realização de workshop reunindo o setor produtivo – e um documento com as conclusões dos participantes seja apresentado para a Câmara Setorial.

Fonte: Embrapa Ovinos e Caprinos


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp