04/06/2023 às 10h43min - Atualizada em 04/06/2023 às 10h43min

FAO/OMS revisa a lista de alergênicos alimentares do Codex Alimentarius

Comitê de Especialistas determina que apenas alimentos ou ingredientes que causam hipersensibilidade imunomediada devem ser incluídos na lista.

O trabalho do Codex Alimentarius é de grande interesse na região da América Latina, pois é uma das principais referências regulatórias e permite, por sua vez, a aproximação de critérios entre os países.

Como parte do trabalho do Comitê de Rotulagem de Alimentos do Codex Alimentarius, decidiu-se revisar a lista de alimentos e ingredientes conhecidos por causar hipersensibilidade contida na Norma Geral do Codex para Rotulagem de Alimentos Pré-embalados (Codex STAN 1-1985). Para tanto, foi solicitado à FAO/OMS que convoque seu grupo de especialistas para que opinem sobre a necessidade ou não de revisão da lista.

O Comitê de Especialistas determinou que apenas alimentos ou ingredientes que causam hipersensibilidade imunomediada devem ser incluídos na lista de alimentos e ingredientes incluídos na seção 4.2.1.4 da Norma Geral do Codex para Rotulagem de Alimentos Préembalados (Codex STAN 1-1985) apenas alimentos ou ingredientes que causam hipersensibilidade imunomediada, como alergias alimentares mediadas por IgE e doença celíaca, devem ser incluídos.

Portanto, foi recomendado que alimentos ou ingredientes como lactose, sulfito e aditivos alimentares, que não causam doenças imunomediadas que não causam reações adversas imunomediadas, não sejam incluídos nas deliberações do comitê. É por isso que é essencial entender o que a lista atual considera e o que o Comitê de Especialistas da FAO/OMS recomendou, a saber:

Eugenia_artigo.png

Eugenia_artigo.png

Devido à falta de dados sobre prevalência, gravidade e/ou potência, ou devido ao consumo regional de alguns alimentos, o Comitê de Especialistas recomendou que alguns dos alérgenos, como trigo sarraceno, aipo, tremoço, mostarda e algumas nozes (castanha do Brasil, macadâmia e pinhões) não devem ser listados como alérgenos prioritários globais, mas podem ser considerados para inclusão em listas de alérgenos prioritários em países individuais.

Além disso, devido a uma combinação de baixa prevalência global, baixa potência alergênica e geralmente baixa gravidade das alergias à soja, a soja não foi incluída na lista global de alérgenos prioritários. 

No entanto, ainda pode ser considerado para inclusão em listas de alérgenos prioritários em países individuais. Além disso, dadas as tendências recentes, incluindo o aumento do consumo de alimentos à base de plantas e dietas compostas por fontes alternativas de proteína, foi recomendado que leguminosas, insetos e outros alimentos, como o kiwi, fossem colocados em uma "lista de observação" e avaliados quanto à lista de alérgenos prioritários, quando os dados de prevalência, gravidade e potência estiverem disponíveis.

Este trabalho será apresentado no Comitê de Rotulagem de Alimentos do Codex Alimentarius no próximo mês de maio, onde os estados membros votarão sobre a modificação ou não da lista, seguindo as recomendações da FAO/OMS.

Fonte: Food Connection


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp