20/01/2023 às 10h18min - Atualizada em 20/01/2023 às 10h18min

Vencedora do Prêmio CNA Brasil Artesanal recebe selo pela produção de queijo

A produtora Helena Silva Melo, da Queijaria Cana Velha (MG), vencedora do prêmio CNA Brasil de Queijo Artesanal 2022, recebeu, na quinta (19), o Selo Queijo Artesanal durante cerimônia em Minas Gerais, que entregou os primeiros selos aos produtores de queijo do País.

O evento foi promovido pela Associação Mineira de Municípios, Superintendência Federal de Agricultura de Minas Gerais e Secretaria do Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Na avaliação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a concessão do Selo contribuirá para o crescimento das oportunidades de acesso a mercados em todo o País, além de ampliar as possibilidades de negócios.

“Vai estimular o desenvolvimento da marca e os arranjos produtivos locais, além de fortalecer a produção no campo e criar um efeito cascata para que mais produtores busquem a formalização e certificação de seus produtos”, afirmou Guilherme Dias, assessor técnico da Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da CNA.

O Selo Queijo Artesanal foi regulamentado no ano passado pelo Governo Federal por meio do decreto nº 11099, de junho de 2022. A nova legislação esclarece as competências de fiscalização e regulamenta a ampla comercialização nacional dos produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal.

O Prêmio CNA Brasil Artesanal faz parte das ações do Programa CNA/Senar de Alimentos Artesanais e Tradicionais que já premiou produtores em diversas cadeias como chocolate, charcutaria, cachaça de alambique e queijos.

A queijaria Cana Velha ficou em segundo lugar na categoria Tratamento Térmico com o queijo Cana Velha Tradicional e em quarto lugar na categoria Aromatizados com o queijo Cana Velha maturado no café.

“A concessão do selo Queijo Artesanal reforça a importância do nosso Sistema em atuar junto aos produtores de alimentos artesanais e tradicionais. As ações contínuas do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais buscam reforçar a sustentabilidade econômica, ambiental e social dos profissionais do campo, bem como dar maior visibilidade aos produtos diferenciados regionais em nível nacional”, ressaltou Dias.

A entrega do selo aconteceu de forma simultânea também no Rio Grande do Sul, na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).


Fonte: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp