20/10/2022 às 11h21min - Atualizada em 20/10/2022 às 11h21min

TIMBRO faz joint-venture com norte-americana BTG Ingredients para ampliar globalmente suas operações de produtos lácteos

A Timbro, trading brasileira que projeta faturar US$ 2,2 bilhões em 2022, e a norte-americana BTG Ingredients anunciam fusão das suas operações de produtos lácteos. Enquanto a primeira atua neste segmento no mercado brasileiro, a segunda é especializada nos mercados norte-americano e da América Latina. A joint-venture possibilitará também o acesso da Timbro a mais clientes internacionais para exportação de outras commodities agrícolas como açúcar, algodão, café e grãos. 

Pelo acordo, a operação de lácteos da Timbro e a BTG Ingredients formarão uma nova empresa, a Timbro Dairy, com sede na Flórida/EUA, tendo como controladora e detentora de 70% das ações a Timbro Trading S/A. O consolidado das duas operações resultará em uma companhia com faturamento previsto de US$ 125 milhões em 2022, atendendo clientes multinacionais, empresas regionais e locais. A projeção é dobrar a receita até 2024. 

A nova empresa atenderá mais de 150 clientes localizados em 30 países, incluindo Brasil, China, EUA, Colômbia, Chile, México, Filipinas e Cingapura, fazendo a compra dos insumos lácteos originados em sete países das Américas e Europa. 

Para a Timbro, a fusão abre espaço em mercados onde a BTG Ingredients mantém clientes compradores de insumos lácteos e produtos agrícolas. Segundo Bruno Russo, fundador e vice-presidente da Timbro, “a criação da Timbro Dairy com a BTG Ingredients é bastante estratégica por nos permitir acesso a mercados maduros e robustos de produtos lácteos, como o norte-americano e o europeu. Além disso, vislumbramos diversas sinergias com as nossas outras mesas do agronegócio, em especial de açúcar, algodão, café e grãos, dado o cross-selling que poderá ser gerado em clientes de lácteos que também compram estas outras commodities". 

Para a operação de insumos lácteos da Timbro, o acordo reforça a posição da empresa brasileira na exportação, importação e distribuição de ingredientes e produtos no mercado nacional. Luis Álvaro Moreira Ferreira Filho, diretor de Lácteos da Timbro, explica que “o negócio com a BTG Ingredients amplifica o potencial da nossa operação de lácteos ao diversificar a origem de ingredientes, aumentar o portfólio de produtos e serviços e as opções oferecidas para a indústria e o varejo brasileiro”. 

A BTG Ingredients foi fundada em 2019 por Jason Medcalf, executivo norte-americano com passagens por grandes empresas e 25 anos de experiência no segmento de lácteos. Em 2021, a empresa registrou crescimento de 97% no faturamento na comparação com 2020. O acordo com a Timbro, para a companhia, ampliará o acesso à indústria, ao varejo e ao atacado brasileiro e a outros mercados operados pela Timbro e garantirá a infraestrutura corporativa necessária para escalar o negócio. Segundo Medcalf, fundador e CEO da BTG Ingredients, “há sinergia de operações e complementaridade de mercados, e ainda poderemos ofertar os serviços financeiros e operacionais desenvolvidos pela Timbro aos vendedores e compradores que já trabalhamos na BTG Ingredients”. 

Operação verticalizada e internacionalização da Timbro

Desde a fundação, há 12 anos, a Timbro vem mantendo crescimento constante em volume, faturamento e lucratividade. Em 2021, foi registrado faturamento bruto 73% superior ao de 2020, chegando a R$ 7,53 bilhões, com lucro líquido de R$ 172 milhões.

A performance é reflexo do escopo de atuação da trading, que é a segunda maior importadora para terceiros no Brasil, grande exportadora de commodities agrícolas e matérias primas siderúrgicas e que trabalha com distribuição de metais e produtos eletrônicos, além de oferecer serviços financeiros como hedge de moedas e commodities. 

“Somos uma plataforma de negócios em comércio Internacional e alocamos capital e gestão para escalar e verticalizar operações seguindo o modelo de trading companies globais, algo até então inédito para uma empresa de origem brasileira. Em julho, por exemplo, adquirimos uma microdestilaria de etanol que amplia as oportunidades para as usinas sucroalcooleiras que já trabalhávamos. O acordo que cria a Timbro Dairy segue a mesma dinâmica”, explica Russo. 

A criação da Timbro Dairy também marca mais um passo no processo de internacionalização da Timbro. Em 2017, a empresa abriu uma subsidiária na Suíça. A empresa mantém escritórios também no México e funcionários em países como Inglaterra, Portugal e Japão. “Queremos ser uma plataforma global para commodities agrícolas e a Timbro Dairy permitirá acelerar nossos planos”, detalha Russo.

Em 2021, a Timbro exportou em navios break-bulk mais de um milhão de toneladas de commodities e movimentou entre exportações e importações mais de 30 mil contêineres. Como exemplo, a Timbro exportou no ano passado 530 mil toneladas de açúcar, um crescimento 37% superior a 2020, sobretudo para o continente africano; até agosto de 2022, a empresa já havia exportado 600 mil toneladas de açúcar. Em produtos lácteos, a Timbro, teve um faturamento 12% superior em 2021 ante 2020; para 2022, a projeção de crescimento é de 43%. 

Fonte: Focal3 Comunicação


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