10/10/2022 às 09h53min - Atualizada em 10/10/2022 às 09h53min

Emater-MG estimula o desenvolvimento da pecuária leiteira em município do Norte de Minas

EPAMIG

A pecuária leiteira é um dos focos da Emater-MG em Catuti, Norte de Minas. Por meio do projeto Desenvolvimento da Bovinocultura de Leite na Agricultura Familiar, a empresa tem estimulado o crescimento da atividade no município. Desde 2014, diversas ações foram colocadas em prática, como a melhoria genética do rebanho bovino e a implantação de unidades demonstrativas de milheto e palma forrageira.

"No ano de 2014, iniciou-se no município o programa Mapa Leite Semiárido, que ofereceu assistência técnica a produtores de leite da região. Ainda no ano de 2014, através da parceria entre Embrapa e Emater, foi realizado o trabalho de melhoria na qualidade do leite, com orientações na ordenha e pós-ordenha, apresentando resultados altamente significativos", diz o técnico da Emater-MG, Lucas Menezes Gomes.

Visando a melhoria genética do rebanho bovino de Catuti, a Emater-MG disponibilizou para os produtores um kit de inseminação artificial. Os sêmens de animais de genética superior são adquiridos pelos pecuaristas e a manutenção do botijão para armazenar o material genético é da prefeitura. Esta ação é desenvolvida há dois anos e beneficia cerca de 10 produtores.

Um dos maiores desafios do município é a escassez de alimentos para os animais, o que encarece a produção. Por meio da Emater-MG, em parceria com outras instituições, foram implantadas unidades demonstrativas das culturas de milheto e palma forrageira, que são resistentes à seca e, por isso, interessantes para a região.

"Com as dificuldades no cultivo de milho e até do sorgo forrageiro, pela má distribuição das chuvas e pelos ataques de pragas e doenças, a cultura do milheto se mostrou um substituto ideal, pois é muito resistente à seca, não existe relato de pragas ou doenças que o ataca na região, e apresenta alta produtividade, chegando a produzir mais de 50 toneladas por hectare", conta Lucas Gomes.

Em 2021, foi criado um grupo de produtores de leite para a troca de informações e aproximar os pecuaristas do município. Assim, foi possível realizar uma compra conjunta de milho com valor 20% menor que o de mercado. O transporte do produto foi realizado pela prefeitura. "Com o alto preço dos insumos, os produtores buscavam uma forma de armazenar o milho comprado, e foi utilizada a técnica de silagem de milho, que possibilita armazenar por um longo período, a baixo custo e garante melhor digestão dos animais", afirma o extensionista da Emater-MG, Fernando Silva.

Esse conjunto de ações trouxe resultados positivos para a qualidade do leite produzido em Catuti e em relação à produtividade do rebanho das propriedades assistidas pela Emater-MG. No total, 82 propriedades são beneficiadas pelas ações da empresa. Entre elas, a família do Luiz de Oliveira Neto Filho. Na propriedade do pecuarista, foi implantada uma unidade demonstrativa de milheto. "Optei por essa cultura porque ela é mais aceitável pelo terreno e mais produtiva. Melhora a alimentação do rebanho e eu não preciso mais comprar volumoso no período seco", afirma.

O produtor, normalmente, trabalha com oito vacas lactando. A produtividade de cada animal chega a 12 litros por dia. O leite produzido é vendido para uma queijaria no município de Catuti. Atividade que, futuramente, ele pretende desenvolver com o apoio da Emater-MG.


Fonte: Emater/MG
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp