18/09/2011 às 13h36min - Atualizada em 18/09/2011 às 13h36min

Concurso elege os melhores produtores de leite de Afonso Cláudio

Governo do Espírito Santo

Para incentivar a produtividade e a qualidade do leite produzido em Afonso Cláudio, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), realizou em parceria com a prefeitura municipal, o 27º Concurso Leiteiro do município, que neste ano bate recorde de participantes, no total serão 31 competidores nas três categorias da disputa. O evento acontece juntamente com a 27ª Exposição Agropecuária de Afonso Cláudio, no Parque de Exposição Dr. João Eutrópio. 

A categoria 20Kg conta com a participação de 13 participantes, enquanto a categoria 30Kg terá a participação de 12 competidores e seis na categoria 40Kg. A esgota será às 19 horas da quinta-feira (08) e as ordenhas acontecem na sexta-feira (09) e no sábado, as 07 e as 19 horas, no domingo (11) a última ordenha será as 07 horas. 

Além da realização do concurso, o Incaper, a prefeitura municipal e a Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos (ABCZ), promoveu na última sexta-feira (02), a I Feira de Touros Registrados – Pró-genética no município, que teve o objetivo de criar a oportunidade do produtor adquirir animais com rastreabilidade, comprovando assim a sua qualidade e boa procedência. 

De acordo com o extensionista do Incaper de Afonso Cláudio, Anderson Pagoto, a finalidade do evento é orientar os agricultores sobre a adoção das novas tecnologias nas áreas rurais, incentivar a melhoria da produtividade e da qualidade do leite, e a aquisição de animais geneticamente melhores e novos equipamentos. 

“Para isso, alguns animais e equipamentos, como ordenhadeiras mecânicas, irrigadores de pastagem e outros implementos afins com a atividade pecuária, estarão expostos durante o evento, podendo ser adquiridos conforme o interesse do produtor ou público presente. Alguns bancos também participarão da exposição, oferecendo o financiamento aos interessados”, afirma Pagoto. 

Afonso Cláudio produz cerca de cinco milhões de litros de leite por ano e a área destinada a atividade pecuária é de 59 mil hectares. Atualmente o rebanho do município gira em torno das 30 mil cabeças de gado.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp