23/04/2008 às 14h39min - Atualizada em 23/04/2008 às 14h39min

Encerrada a Mercoláctea 2008 com metas atingidas. Balanço final indica cerca de R$ 78 milhões em neg

Fonte: MBComunicação

A primeira feira internacional do leite em Santa Catarina, a Mercoláctea Milk Fair, encerrou em Chapecó, registrando um público de 18.000 visitantes e negócios prospectados e agendados que configuram uma expectativa da ordem de R$ 78 milhões de reais. 

Organizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Prefeitura Municipal de Chapecó e Agência T12, foi promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e pelo Sindileite.

Os organizadores anunciaram ao final do evento que a feira será realizada anualmente, no mês de abril, e anteciparam algumas mudanças, atendendo resultado de consulta aos expositores. O evento será compactado em três dias, de terça-feira à quinta-feira. "Vamos adotar o modelo mundial de feiras técnicas, com duração menor e sem ocupar os dias úteis de início e fim da semana", expôs o presidente da Faesc e da comissão central, José Zeferino Pedrozo. O setor pecuário será ampliado com maior oferta de material genético e exposição de animais de todas as raças leiteiras, em 2009.


"A primeira edição, que é sempre a mais difícil, foi vitoriosa e abre caminho para expansão e crescimento mediante mudanças e aperfeiçoamentos para avanços na esfera do Mercosul", observa o presidente da Acic, Vincenzo Mastrogiacomo. Empresários do Brasil, Argentina, China, Venezuela, Estados Unidos e da Europa participaram da Mercoláctea como expositores e/ou visitantes. 



A ministra Maria Renée Diaz de Brito, coordenadora do programa de apoio ao comércio exterior do Ministério das Relações Exteriores da República Argentina, que chefiou uma missão empresarial na Mercoláctea, disse que a feira estabeleceu novas possibilidades de cooperação e integração econômica - especialmente na transferência de conhecimento por parte do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) e no fornecimento de máquinas e equipamentos para processamento e intercâmbio entre feiras congêneres.

SOLIDEZ


Os 120 expositores eram empresas fornecedoras da cadeia produtiva, especialmente das indústrias de laticínios, com produtos e serviços para manejo, nutrição, sanidade, qualidade, genética, máquinas, equipamentos, embalagens, etc. A principal clientela visitante/compradora era formada de criadores, técnicos e proprietários de indústrias de processamento. 

Paralelamente, foram desenvolvidos o 1° Showroom da Indústria Láctea, o III Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite e o Seminário "Leite: Oportunidades atuais & Cenários futuros". A Mercoláctea teve o apoio institucional do Senar, Ocesc, Fecoagro, Governo do Estado, Fiesc, Epagri, Sebrae, Fundação de Eventos de Chapecó (FEC), Sindicato Rural de Chapecó e Revista Agromais.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp