01/06/2011 às 08h58min - Atualizada em 01/06/2011 às 08h58min

Renda de assentado mineiro dobra com mussarela de búfala

Desde 2008, o assentado cria os animais em sua pequena propriedade e já incentiva outros produtores a fazer o mesmo. Com um lucro mensal de mais de R$2 mil, hoje Ricardo cuida de seu próprio negócio e pode garantir mais conforto aos seus familiares. 

A ideia de criar búfalos surgiu quando a fazenda em que Ricardo trabalhava foi vendida e ele ficou desempregado. Ele recebia dois salários mínimos como empregado. Ao ser assentado, o produtor usou o dinheiro do acerto trabalhista e suas economias para comprar 29 búfalos e um boi. “Eu queria parar de trabalhar para os outros e tinha o desejo de fazer algo diferente”, conta o produtor. 

Ricardo criou há dois anos uma marca para seu produto, registrada na secretaria de Agricultura. Juntamente com sua família, ele cria, atualmente, 40 animais e chega a produzir 16 kg de mussarela de búfala diariamente, vendidos a cerca de R$15/kg. Nos períodos de maior produção, Ricardo contrata ainda um funcionário para auxiliar na fabricação da mussarela. 

Inspirados pelo sucesso de Ricardo, os seus vizinhos também têm optado pela criação do animal. Das 16 famílias que vivem no assentamento Dandara, sete já estão criando búfalos para a produção de mussarela. Juntos, todos os assentados produzem cerca de 350 litros de leite por dia, que é transformado em 45 kg de mussarela de búfala.

Toda a produção do assentamento é comercializada na região do Triângulo. Segundo ele, o produto é vendido para uma distribuidora de Uberaba e para diversos restaurantes do município de Uberlândia. Devido aos bons resultados, Ricardo já pensa em se unir aos assentados para criar uma cooperativa. “Precisamos nos organizar, porque nossa produção está crescendo e precisamos pensar em ampliar a venda para outras regiões”, afirma o assentado. 

A aceitação da mussarela fabricada por Ricardo é tão grande que ele foi convidado a participar da SuperAgro 2011, uma das maiores mostras do agronegócio de Minas. “O convite é um orgulho para todos nós, porque esse é o único assentamento que produz mussarela de búfala em toda a região”, ressalta Ricardo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp