13/05/2011 às 08h28min - Atualizada em 13/05/2011 às 08h28min

Inscrições para o 38º Concurso Nacional de Produtos Lácteos e EXPOLAC já estão abertas

Ascom EPAMIG/ILCT

Já estão abertas as inscrições para as indústrias de laticínios interessadas em participar do 38º Concurso Nacional de Produtos Lácteos e da 38ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac). Tradicionais no segmento laticinista, os eventos fazem parte do 28º Congresso Nacional de Laticínios, que acontece de 11 a 14 de julho, em Juiz de Fora (MG). 

A organização é do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), que pertence à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). Tanto o regulamento quanto a ficha de inscrição e características dos produtos a serem julgadas estão disponíveis no site www.cnlepamig.com.br.

Nesta edição do concurso, estarão em julgamento onze categorias: Queijo Prato, Queijo Gouda, Queijo Provolone, Queijo Parmesão, Queijo Reino, Queijo Minas padrão, Requeijão Cremoso, Doce de Leite Pastoso, Queijo tipo Gorgonzola, Manteiga de primeira qualidade e Destaque Especial (qualquer produto lácteo - queijos, doce de leite, iogurte, bebida láctea, manteiga, etc - que tenha pelo menos uma característica inovadora ou funcionalidade). 

A expectativa do coordenador do concurso, Daniel Arantes Pereira, é de que cerca de 60 indústrias de todo país participem este ano. Os produtos serão avaliados por um grupo de juízes composto por 30 profissionais experientes, vindos de universidades, serviços de inspeção federal, estadual e municipal, além de técnicos e profissionais da área de laticínios. O relatório com os resultados individuais de avaliação de cada produto participante do concurso será disponibilizado para a indústria responsável. “Essa avaliação poderá contribuir para que a produção laticinista ganhe ainda mais qualidade sensorial”, afirma.

Onze categorias

As inscrições para o 38º Concurso Nacional de Produtos Lácteos e para a 38ª Expolac vão até o dia 17 de junho. As onze categorias do Concurso serão avaliadas nos dias 12 e 13 de julho, de 8h às 12h, no laboratório de Análise Sensorial do ILCT. A premiação caberá aos três primeiros colocados em cada uma das onze categorias, e será entregue em solenidade especial no dia 14 de julho, marcando o encerramento do 28º Congresso Nacional de Laticínios. Os critérios avaliados serão aspecto global, cor, textura, odor, aroma, sabor e consistência. Para garantir sigilo no julgamento, as amostras de todos os produtos são apresentadas aos juízes com identificação feita apenas por um código de três dígitos aleatórios, de conhecimento somente da comissão organizadora do concurso, explica Daniel Pereira.

Participação na EXPOLAC

Considerada uma importante vitrine para apresentação de produtos deriva-dos do leite, a 38ª Expolac vai ocupar local de destaque no Expominas Juiz de Fora, durante o 28º Congresso Nacional de Laticínios. O estande terá 96 metros quadrados de área e será uma das principais atrações do pavilhão lonado a ser montado no primeiro piso do Expominas. A expectativa é reunir cerca de 700 produtos – desde queijos, doces, bebidas lácteas e iogurtes, até produtos inovadores que serão lançados ao mercado consumidor – com a participação de 60 indústrias de todo o país. Segundo o Coordenadors da Expolac, Nelson Tenchini, o objetivo é mostrar a crescente evolução do setor, oferecendo um espaço nobre que permite livre acesso aos visitantes. A expectativa é de que dez mil pessoas percorram o estande em busca de novidades. “O espaço é democrático e promove degustação dos produtos para divulgar a qualidade das empresas que participam do evento. A exposição é uma ótima oportunidade para que representantes comerciais busquem novas marcas e produtos lácteos com os quais têm interesse em trabalhar”, ressalta o coordenador.


Fotos: Fernando Priamo
Telefone: (32)3224-3116 ramal 205 – (31) 3489.5022
E-mail: [email protected] – comunicaçã[email protected] 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp