09/05/2011 às 08h12min - Atualizada em 09/05/2011 às 08h12min

Brasil tem a primeira vaca no mundo tratada com nanotecnologia

Embrapa Gado de Leite

Uma vaca pertencente ao rebanho da Embrapa Gado de Leite é a primeira da espécie a ser tratada com antibiótico nanoestruturado. O medicamento foi desenvolvido para tratar e prevenir a mastite bovina, uma das doenças que mais causam prejuízos econômicos aos produtores de leite no mundo. 

A vantagem do processo de nanoestruturação é possibilitar o direcionamento do antibiótico para os agentes infecciosos. De acordo com o pesquisador da Embrapa, Humberto Brandão, o processo pode aumentar a eficiência na cura, como também prevenir a reincidência da doença, especialmente nos casos de infecções com Staphylococcus aureus.


O medicamento já está patenteado e está em fase de testes clínicos para verificar efeitos colaterais e período de carência, entre outras avaliações necessárias. Brandão informa que o próximo passo é testá-lo em animais infectados em propriedades brasileiras. “Como estamos obtendo êxitos nos testes iniciais em breve o produto poderá estar disponível no mercado”, informou. 

O projeto de pesquisa para desenvolver o medicamento começou em 2007, com a parceria entre a equipe de Sanidade Animal da Unidade e a Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto, através da professora Vanessa Mosqueira. A proposta contou com apoio da Rede Brasileira de Nanotecnologia para o Agronegócio da Embrapa (Rede Agronano), da Rede Mineira de Nanotecnologia (NANOBIOMG)-FAPEMIG. 


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp