01/05/2011 às 07h43min - Atualizada em 01/05/2011 às 07h43min

Rival diz que preços da Fonterra criam distorções no mercado

BusinessDay.co.nz.

A forte oposição da cooperativa de lácteos neozelandesa Fonterra a um sistema independente de fixação de preços para a Nova Zelândia é no mínimo "suspeita", segundo o diretor executivo da processadora de lácteos Synlait, John Penno.

"Se [o jeito deles] é justo e razoável, eles não teriam que se preocupar se um processo independente fosse usado", disse Penno, cuja companhia de exportação de lácteos localizada em Canterbury está entre as pequenas processadoras que pedem uma revisão do monopólio de definição de preços da Fonterra.

A Fonterra, maior companhia da Nova Zelândia e controladora de 90% do leite cru do país, determina o preço do leite na cadeia de fornecimento, da fazenda ao varejo. Os aumentos nos preços atacadistas e varejistas do leite nesse ano levaram a indústria e o público a pedir um regulador independente, uma medida que o diretor executivo da Fonterra, Andrew Ferrier, chamou de "suicídio coletivo" para a Nova Zelândia.

Ferrier disse que um determinador independente do preço do leite seria "um surpreendente passo para trás para a Nova Zelândia", porque todos os aspectos das políticas comerciais internacionais da Nova Zelândia são sobre mercados livres.

Penno disse que embora a Fonterra esteja correta em dizer que os direcionadores do preço do leite na Nova Zelândia são os preços internacionais das commodities e a taxa de câmbio, outros mecanismos estão tendo um efeito distorsivo.

Como uma troca por sua dominância no mercado, a Fonterra é obrigada a vender até 600 milhões de litros de leite cru por ano a outros processadores de acordo com as regulamentações de leite cru da Nova Zelândia. Um único processador pode comprar ate 50 milhões de litros por ano. O preço que eles pagam é o preço pago ao produtor pela Fonterra mais uma pequena variação. Penno disse dependendo do preço pago pela Fonterra, essa variação se torna "extremamente distorsiva".

A Comissão de Comércio anunciou uma investigação preliminar junto ao mercado doméstico de leite para determinar se uma investigação completa de preços é justificada. A indústria está debatendo agora o papel da Fonterra por causa dos efeitos de uma importante mudança há dois anos em como a determinação do preço do leite deve ser monitorada.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp