17/04/2011 às 07h19min - Atualizada em 17/04/2011 às 07h19min

Tocantins pretende aumentar produção de leite em 8% ao ano

Seagro/TO

A produção de leite no Tocantins é uma atividade em franca expansão. A Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e parceiros pretendem expandir a produção em 8% ao ano. Atualmente, o Estado produz 233 milhões de litros de leite, com um rebanho de 7,5 milhões de cabeça de gado de corte e leite. 

Segundo a Coordenadoria de Desenvolvimento Animal da Seagro, a estimava do governo do Estado é desenvolver a cadeira produtiva do leite. Para incentivar esse segmento, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, reuniu-se, na última sexta-feira, 1, com 20 instituições do Estado, produtores de leite e empresários do ramo de laticínio para organizar e traçar metas para 2011. 

Entre as metas prioritárias estão à busca de parcerias com as entidades envolvidas no setor, como Ruraltins, Adapec, Sebrae, Secretarias Estaduais, Cooperativas, produtores e demais entidades, ligadas aos incentivos de programas sociais como “Leite é Vida” e o “Balde Cheio”, entre outros. Na programação para este ano consta à realização de um Seminário Estadual, dias de campo, incentivos ao melhoramento genético para o rebanho leiteiro, torneios leiteiros. 

De acordo com a coordenadoria da Seagro, o Tocantins possui 19 laticínios com SIE – Serviço de Inspeção Estadual e 13 com SIF – Serviço de Inspeção Federal e outros com inspeção municipal.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp