10/04/2011 às 15h52min - Atualizada em 10/04/2011 às 15h52min

MT: união entre Estado e produtores colabora para o crescimento da agroindústria

Governo do Mato Grosso

A construção de propostas que vão fomentar o setor agroindustrial em Mato Grosso é a tônica do 6º Circuito Aprosoja, realizado pela Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Cuiabá. 

O evento contou com a participação do governador Silval Barbosa, que na oportunidade reafirmou o compromisso do Governo do Estado para a expansão do mercado de agronegócios para a garantia do desenvolvimento de Mato Grosso. 

O mercado da soja no Estado, a comunicação eficaz no âmbito da agricultura, e a ampliação na infraestrutura de logísticas para transporte de carga, com objetivo da redução no valor do frete são alguns dos temas que serão debatidos por empresários, produtores, economistas, pesquisadores e estudantes. O evento marca o planejamento da safra 2011/2012, que possui uma perspectiva de produção de soja na faixa dos 20.863.339 milhões de toneladas, numa média de crescimento anual de 10,9% ao ano, segundo o Instituo Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). 

Durante a solenidade de abertura do evento, o presidente da Aprosoja, Glauber Silveira da Silva destacou a importância do encontro. “O evento é de suma importância para conhecermos nossas necessidades e elaborarmos um planejamento estratégico que resulte no aumento da produção. Para isso iremos a campo para que possamos discutir esses assuntos de maneira abrangente”, afirmou. 

Segundo Glauber Silvei, algumas das grandes dificuldades em termos de escoamento de produção é o valor final do frete para o transporte. “Uma das saídas deste problema é lutar pela agregação do valor de frete ao produto. Precisamos também de ações imediatas na área de logística para que possamos ter melhorias no transporte dos produtos”. 

Finalizando seu discurso, o presidente da Aprosoja elogiou as ações do Governo do Estado em prol do produtor rural. “Temos a presença do Governo, que é parceiro e investe no desenvolvimento da agricultura”, disse. 

Enfatizando o Plano de Governo na área da logística de transportes, o governador Silval Barbosa ressaltou que as metas para o Estado são positivas para o produtor em Mato Grosso. “Temos a BR-163 e a BR-158 sendo consolidadas e, além disso, o compromisso do Governo Federal de construir a Ferrovia Centro-Oeste chegando em Lucas do Rio Verde até 2014. Estamos buscando, além de financiamentos e parcerias no setor da agricultura, avanços na questão da logística”. 

Silval Barbosa destacou também que o Estado está em destaque no mundo pelo potencial de exportação, e que as previsões para os próximos anos é de crescimento para o setor. “O mundo, quando vê o Brasil, vê Mato Grosso. Temos que aproveitar este bom momento para enfrentarmos os desafios. É desta forma que construímos o Estado que queremos, pois temos a facilidade de superar nossas metas de produção”, afirmou. 

O ministro-chefe da Secretaria Nacional de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Wellington Moreira Franco, ressaltou o apoio do Governo Federal no sentido de criar parcerias junto à gestão Estadual para investir no agronegócio em Mato Grosso. “O objetivo é somar forças para manter um programa de transformação e crescimento do país. Para isso, estamos elaborando planos de crescimento sustentável para várias regiões do Brasil, entre elas, Mato Grosso”, finalizou. 

Também participaram do evento o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga, os deputados estaduais Ademir Bruneto e Adalto de Freitas, os deputados federais, Neri Geller, Wellington Fagundes e Calos Bezerra, e outras autoridades. 


AGENDA 

Com o tema “Plantando Ideias”, a programação do 6º Circuito Aprosoja continua durante a tarde com vários painéis sobre diversos temas relacionados à agricultura. O encerramento do encontro em Cuiabá está previsto para as 18h20, após a realização de um debate final que vai definir alguns pontos a serem seguidos pela classe durante a safra 2011/2012. 

O circuito continua a partir desta sexta-feira (15.04) com visitas aos município de Rondonópolis (15.04), Alto Taquari (18.04), Primavera do Leste (18.04), Campo Verde (19.04), Jaciara (19.04), Campo Novo do Parecis (20.04), Campos de Júlio (25.04), Sapezal (26.04), Tangará da Serra (26.04), Diamantino (27.04), Tapurah (27.04), Vera (28.04), Sinop (28.04), Nova Mutum (29.04), Sorriso (29.04), Querência (11.05), Gaúcha do Norte (12.05), Canarana (12.05), Nova Xavantina (13.05) e Lucas do Rio Verde (26.05). 

Pela primeira vez, a comitiva do circuito visitará também municípios de outros Estados. Na programação estão previstas reuniões em Dourados (MS), no dia 16 de maio, Cascavel (PR), no dia 19 de maio, Santo Ângelo (RS), em 20 de maio, Rio Verde (GO), em 23 de maio e, encerrando a programação, em Luís Eduardo Magalhães (BA), em 25 de maio.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp