03/04/2011 às 14h23min - Atualizada em 03/04/2011 às 14h23min

Lableite da Embrapa tem certificação aprovada

Embrapa Clima Temperado

Auditoria finalizada pelo Ministério da Agricultura aprovou a certificação do Laboratório na Rede Brasileira de Qualidade do Leite. Com isto, o Lableite será a primeira estrutura pública do Rio Grande do Sul apta a emitir laudos oficiais. Produtores não precisarão mais enviar amostras para regiões distantes

O Laboratório de Qualidade do Leite (Lableite) da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) mostrou atender as exigências legais e teve sua certificação na Rede Brasileira de Qualidade do Leite (Rbql) aprovada em auditoria finalizada na manhã de hoje – 31 de março – por técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Relatório da auditoria atesta que o Lableite atende todas as exigências da Instrução Normativa 51, da Anvisa, e está apto a integrar a Rbql. A publicação da Portaria de certificação deverá sair dentro de 15 dias no Diário Oficial da União (DOU).

A certificação fará o Laboratório ser a única estrutura pública do Rio Grande apta a emitir laudos oficiais sobre a produção leiteira, tornando-se uma opção mais viável e menos onerosa para a indústria leiteira. Os produtores da Metade Sul do estado, por exemplo, poderão enviar suas amostras para serem analisadas na própria região.

Como a regulamentação federal exige que pelo menos duas amostras de leite de cada produtor passem por avaliações a cada mês, o processo de avaliação será facilitado para a comunidade leiteira da região, que terá uma opção para a análise além de Passo Fundo – única cidade do Rio Grande do Sul onde são feitas as avaliações atualmente.

Auditoria
Dois técnicos do Ministério da Agricultura vieram a Pelotas para analisar os processos, os recursos humanos e a estrutura do Lableite. Durante dois dias, os auditores analisaram todos os aspectos do laboratório. A conclusão da auditoria foi apresentada na manhã de hoje (31), em reunião realizada na sede da Embrapa Clima Temperado.

Lableite
Instalado em 2005, o Lableite está localizado na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado e, desde 2007, conta com os equipamentos necessários para a análise completa do leite. O laboratório atende, inclusive, as normas do padrão ISO 17025.

Na semana passada, o Lableite recebeu uma segunda linha completa de equipamentos para a análise do leite. Com os aparelhos, a capacidade foi duplicada para até 60 mil análises por mês.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp