09/04/2024 às 10h19min - Atualizada em 09/04/2024 às 10h19min

Índice de preços de laticínios e alimentos da FAO subiu 1,1% em março.

O índice de preços de laticínios da FAO subiu pelo sexto mês consecutivo devido aos preços mundiais mais altos do queijo e da manteiga.

Almir Freitas
Blog do Almir Freiras
Foto Divulgação André Ávila / CP Memória
 

As cotações internacionais mais altas de óleos vegetais, laticínios e carnes elevaram o índice de referência dos preços mundiais dos alimentos, que subiu 1,1% em março, pela primeira vez em sete meses. A informação foi divulgada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) nesta sexta-feira, 5. O indicador, que acompanha os preços internacionais mensais de uma série de commodities alimentares negociadas globalmente, teve média de 118,3 pontos em março, queda de 7,7% em relação ao ano anterior.

O Índice de Preços de Óleos Vegetais da FAO liderou a alta em março, subindo 8,0% em relação a fevereiro e atingindo seu maior valor em um ano, devido às maiores cotações dos óleos de palma, soja, girassol e colza. Os preços internacionais do óleo de palma subiram devido a quedas sazonais na produção nos principais países produtores e à forte demanda doméstica no Sudeste Asiático, enquanto os preços do óleo de soja se recuperaram de seus níveis mais baixos em anos, impulsionados pela demanda robusta do setor de biocombustíveis. em particular no Brasil e nos Estados Unidos da América.

O índice de preços de laticínios da FAO subiu pelo sexto mês consecutivo, alta de 2,9% em relação a fevereiro, devido aos preços mundiais mais altos do queijo e da manteiga. O Índice de Preços da Carne da FAO também aumentou, subindo 1,7% em relação ao mês anterior, refletindo os preços internacionais mais altos das carnes de aves, suínos e bovinos. Em contrapartida, o índice de preços de cereais da FAO caiu 2,6%, queda de 20% em relação ao valor registrado em março de 2023.

A queda deveu-se a uma queda nos preços mundiais de exportação de trigo, principalmente devido à forte competição de exportação entre os Estados Unidos da América, a Federação Russa e a União Europeia, acentuada pelo cancelamento das compras de trigo pela China. Os preços do milho para exportação subiram ligeiramente em março, em parte devido a dificuldades logísticas na Ucrânia, enquanto o índice de preços da FAO para todos os tipos de arroz caiu 1,7% devido à fraca demanda global de importação. O índice de preços do açúcar da FAO caiu 5,4% em relação a fevereiro, principalmente devido à revisão para cima da previsão para a produção de açúcar em 2023/24 na Índia e à melhora no ritmo da safra de açúcar na Tailândia.

DESEMPENHO ANUAL

A FAO também divulgou uma nova Nota Informativa de Oferta e Demanda de Cereais, elevando ligeiramente sua previsão para a produção agregada mundial de cereais em 2023/24 para 2.841 milhões de toneladas, refletindo expectativas de aumento da produção de milho, arroz e trigo. A previsão de utilização global do cereal para 2023/24 é de 2,828 milhões de toneladas, um aumento de 1,3% em relação ao nível de 2022/23.

Os estoques mundiais de cereais devem atingir 894 milhões de toneladas até o final da temporada de 2024, um aumento de 2,3% em relação ao início do ano, indicando que a relação entre os estoques mundiais de cereais e a utilização seria de 31,0%. O comércio mundial de cereais deve aumentar 1,7% em relação ao ano anterior, atingindo 485 milhões de toneladas em 2023/24. O comércio internacional de grãos grossos também deve se expandir a partir de 2022/23, enquanto o comércio de trigo e arroz deve se contrair.

Autor: Almir Freitas
Fonte: EDairy News


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp