19/03/2024 às 10h28min - Atualizada em 19/03/2024 às 10h28min

ABCZ participa de movimento contra importações de leite em pó do Mercosul

Mais de sete mil produtores de leite, cooperativas, sindicatos e lideranças do agro participaram, nesta segunda-feira (18), do movimento “Minas Grita pelo Leite”.

Élcio Fonseca
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu
Foto Divulgação Associação Brasileira dos Criadores de Zebu
Movimento liderado pela Faemg reivindica segurança para produtores brasileiros; entidade alerta para risco de desabastecimento do mercado interno e de aumento do preço do leite ao consumidor final. Mais de sete mil produtores de leite, cooperativas, sindicatos e lideranças do agro participaram, nesta segunda-feira (18), do movimento “Minas Grita pelo Leite”, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), na Arena Multiuso do Expominas, em Belo Horizonte (MG). A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) foi representada pelo diretor de Pecuária Leiteira, Rodrigo Simões, além de produtores associados. “Precisamos nos unir pelo fim da concorrência desleal que ameaça nosso setor. Sem políticas públicas, e com as altas importações, os produtores estão recebendo cada vez menos pelo litro de leite produzido, e muitos estão deixando a atividade”, destaca Rodrigo Simões. 

Onofre Eustáquio Ribeiro, criador da raça Gir Leiteiro, da Fazenda Jasdan, em Curvelo (MG), também participou do evento. “Estamos unindo forças para defender nossa classe. A ABCZ, com sua força e representação, também desempenha papel importante neste movimento”, ressalta o produtor, que também é membro do Conselho Técnico da ABCZ. 
Especialistas alertam que, com as altas importações de leite em pó do Mercosul, especialmente da Argentina e do Uruguai, o Brasil pode enfrentar o desabastecimento do mercado interno e o aumento do preço do leite e seus derivados ao consumidor final. Em 2023, a importação de leite em pó cresceu quase 70%, em comparação com 2022, o equivalente a 2,2 bilhões de litros. Somente em janeiro deste ano foram importados o equivalente a 206 milhões de litros, uma alta de quase 36% em relação ao mesmo período do ano passado. Em Minas Gerais, maior produtor do país, a pecuária leiteira está presente em 99% dos municípios, sendo a principal fonte de renda de 216,5 mil produtores rurais. Foram produzidos, somente em 2022, 9,4 bilhões de litros de leite no estado.


Onofre e Luciana Mascarenhas, produtora de leite de MG

Nota do Site Ciência do Leite - A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) trabalha para ampliar a produção mundial de carne e leite. Sempre atenta às novas tecnologias e exigências do mercado, a ABCZ vem cumprindo sua missão de promover o melhoramento genético e o registro genealógico das raças zebuínas em todo o Brasil. Para isso, conta com uma rede de escritórios regionais, onde atuam técnicos altamente capacitados. A ABCZ registra em todo o Brasil mais de 600 mil zebuínos por ano e detém o maior banco de dados do mundo sobre o zebu, com mais de 12 milhões de animais cadastrados. Através do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), acompanha o melhoramento genético de mais de 3.600 rebanhos em todo o país.

Em sua sede, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), a ABCZ promove a ExpoZebu. A feira, que é realizada desde 1935, recebe anualmente mais de 200 mil visitantes que participam de leilões, exposições, palestras, cursos, debates sobre diversos temas relacionados à atividade de pecuária e acompanham os julgamentos de animais e concursos leiteiros. Outra feira promovida pela ABCZ é a ExpoGenética, feira que reúne em exposição os principais programas de melhoramento genético do país. A ABCZ é a primeira associação de pecuária brasileira a ser certificada pelas normas ISO 9001 e ISO 14001. Além do registro genealógico, do melhoramento genético e da promoção das raças zebuínas, a ABCZ atua também no apoio à pesquisa científica, ensino superior e inovação tecnológica; no fomento ao ambiente de negócios e à prospecção de novos mercados; na articulação da pecuária com os demais elos da cadeia produtiva da carne e do leite; no suporte técnico aos associados e na representação dos produtores rurais junto ao governo e à sociedade.

Autor: Élcio Fonseca
Fonte: 
Associação Brasileira dos Criadores de Zebu

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp