10/03/2024 às 09h28min - Atualizada em 10/03/2024 às 09h28min

35º Concurso Bienal de Queijos do Campeonato Mundial

Dos favoritos, admirados e queridos, o Parmigiano Reggiano é um queijo italiano icônico com uma história rica e centenária.

Ernesto Toalombo
Assessoria de Comunicação worldchampioncheese
Foto Divulgação Ernesto Toalombo
Dos favoritos, admirados e queridos, o Parmigiano Reggiano é um queijo italiano icônico com uma história rica e centenária. Originário das regiões de Emilia-Romagna e Lombardia na Itália, sua história remonta ao século XII, quando os monges beneditinos começaram a produzi-la nos mosteiros da região. O processo de elaboração do Parmigiano Reggiano é meticuloso e altamente regulamentado. É produzido exclusivamente a partir de leite de vaca cru e parcialmente desnatado, seguindo métodos tradicionais que mal mudaram ao longo dos séculos. Depois de moldado e salgado, o queijo é deixado amadurecer por um período mínimo de 12 meses, embora muitos Parmigiano Reggiano amadurecem por períodos muito mais longos para desenvolver o seu sabor distintivo e textura cristalina. Conhecido por seu sabor intenso e textura granulosa, o Parmigiano Reggiano é apreciado mundialmente como um ingrediente fundamental na culinária italiana. Sua história é um tributo à tradição, artesanato e patrimônio gastronômico da Itália. Com grande presença no @cheese_contest Madison

As inscrições globais de produtos lácteos para o 35º Concurso Bienal de Queijos do Campeonato Mundial alcançaram 3.302 queijos, manteigas, iogurtes e ingredientes lácteos, de acordo com a Wisconsin Cheese Makers Association (WCMA), anfitriã do evento. “Nos EUA e em todo o mundo, o selo da medalha de ouro do Concurso nos rótulos dos produtos premiados impulsiona as compras dos consumidores e aumenta as vendas”, disse a Diretora do Concurso WCMA, Kirsten Strohmenger. “Nosso Concurso oferece aos participantes a chance de ganhar um título cobiçado, bem como feedback técnico imparcial valioso de uma equipe de jurados de renome internacional.” 

Mais de 400 fabricantes de laticínios de 25 países e 32 estados americanos enviaram inscrições para disputar o cobiçado título de Campeão Mundial. Os países representados no Campeonato Mundial de Queijo incluem Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Equador, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Japão, Liechtenstein, México, Holanda, Nova Zelândia, Porto Rico, Espanha, Sri Lanka, Suécia, Suíça, Estados Unidos e Reino Unido. Os fabricantes de laticínios americanos inscritos na competição são do Arizona, Califórnia, Colorado, Connecticut, Idaho, Illinois, Indiana, Iowa, Kansas, Maine, Maryland, Massachusetts, Michigan, Minnesota, Nebraska, Nevada, Nova Jersey, Novo México, Nova York, Carolina do Norte, Ohio, Oregon, Pensilvânia, Rhode Island, Carolina do Sul, Dakota do Sul, Tennessee, Texas, Utah, Vermont, Washington e Wisconsin. “É uma competição verdadeiramente global, com os melhores fabricantes inscrevendo os seus melhores produtos – portanto, uma vitória no nosso Concurso significa muito”, disse Strohmenger. 

Aconteceu nos dias 5 e 6 de março, no Monona Terrace Community & Convention Center, em Madison, Wisconsin, quando especialistas em processamento de laticínios de todo o mundo avaliaram cuidadosamente cada inscrição no Concurso, considerando sabor, corpo, textura, sal, cor, acabamento e embalagem dos produtos. Essas rodadas preliminares de julgamento foram abertas ao público das 10h00 às 15h00 (CT). Medalhas de ouro, prata e bronze foram concedidas aos três participantes com maior pontuação em cada uma das 142 classes distintas deste ano. No dia 7 de março, os queijos medalhados de ouro foram avaliados novamente por todo o painel de jurados internacionais para determinar um único Campeão Mundial. Os amantes de queijo de todos os lugares puderam assistir ao anúncio do Queijo Campeão Mundial ao vivo online em WorldChampionCheese.org. Organizado bienalmente pela WCMA desde 1957, o World Championship Cheese Contest é a principal competição mundial de queijos, manteiga, iogurte e ingredientes lácteos secos. 


Pode ser uma imagem de 10 pessoas e tablado

Pode ser uma imagem de 10 pessoas e tablado

Fonte: Assessoria de Comunicação World Champion Cheese
Foto: Ernesto Toalombo

Nota do Site Ciência do Leite - "Queijo de batata assada" é eleito o melhor do mundo


Após três dias de avaliações, o queijo Hornbacher venceu o 35º Campeonato Mundial, um dos principais eventos do setor. O laticínio produzido pela Gourmino AG, de Berna, na Suíça, desbancou mais de 3 mil adversários, faturando o prêmio em 2024. De acordo com o fabricante, o Hornbacher, conhecido como “queijo de batata assada”, é feito com leite de vaca fresco, fabricado à mão e envelhecido. O sabor lembra casca de batata com notas de nozes torradas, umami, caramelo e cebola, por isso o apelido. O melhor queijo do mundo recebeu 98.976 contra 98.923 do Gouda Artikaas Vintage Lot 18, da holandesa Dutch Cheese Makers, que conquistou o segundo lugar. A nota máxima é 100. Para completar o pódio, o Lote #17 ficou em terceiro lugar, com 98.915 na avaliação dos jurados. O queijo é da empresa The Farm at Doe Run, localizada na Pensilvânia, nos Estados Unidos, e feito de leite misto curado superficialmente. De acordo com o site Dairy News, o Hornbacher faz parte das criações do queijeiro Michael Spycher, vencedor do concurso também em 2008, 2020 e 2022. O concurso, realizado pela Wisconsin Cheese Makers Association, aconteceu entre os dias 5 e 7 de março, em Wisconsin, nos Estados Unidos. No ranking de países, quem se destacou foram os Estados Unidos, com 39 medalhas de ouro. Na sequência aparecem Holanda, com 11, e a Suíça, que recebeu oito. Fonte: Globo Rural

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp