10/03/2024 às 08h48min - Atualizada em 10/03/2024 às 08h48min

Alunos visitam Museu Mineiro da Extensão Rural Alysson Paolinelli

Os alunos da Escola Municipal Professor Amilcar Martins conheceram um pouco mais da história da agropecuária de Minas Gerais

Sebastião Avelar/Ascom Emater - MG
Governo Estado de Minas Gerais
Foto Alexandre Soares/Emater-MG
 

Os alunos da Escola Municipal Professor Amilcar Martins, em Belo Horizonte, conheceram um pouco mais da história da agropecuária de Minas Gerais e do serviço de assistência técnica e extensão rural. Mas esse momento de aprendizado não foi em sala de aula e, sim, durante visita do grupo ao Museu Mineiro da Extensão Rural Alysson Paolinelli. Um dos motivos da visita ao museu, segundo a professora Adriana Cristina Pereira dos Santos, é que a escola desenvolve um projeto de horta. A proposta é estimular os alunos a se envolverem cada vez mais. “Como estamos trabalhando com hortaliças, a gente queria aprofundar mais nesse assunto. Foi maravilhoso receber esse convite [para visitar o museu]. A gente está aprendendo muito e, com certeza, vamos levar tudo para a nossa escola”, afirma a professora. Os alunos ficaram atentos às explicações e surpresos com tantas “novidades”. Ao percorrerem os diferentes espaços do museu, eles tiveram contato com objetos, veículos, máquinas agrícolas e equipamentos utilizados nas últimas décadas na agropecuária mineira e pelos extensionistas rurais. No núcleo Panorama atual, eles tiveram uma ideia das novas tecnologias, por exemplo, nas áreas da cafeicultura e pecuária. “É legal visitar museus, ver as coisas antigas, aprender. Eu gostei demais”, disse o aluno do 7º ano da escola, João Victor Souza.
 
Cerca de 50 alunos do 5º ao 7º ano e três professoras da escola participaram da visita. O grupo foi recebido e acompanhado pelos educadores do museu, que são estudantes do curso de Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e por extensionistas da Emater-MG. “Nós estamos com esse projeto educativo de trazer as escolas para o museu. Nessas visitas mediadas, a gente fala sobre o museu e sobre temas específicos que as escolas possam pedir. Normalmente as escolas querem saber sobre horta, a relação da educação como o campo”, conta a estagiária da UFMG, Gabriela Guerra Fortunato.
 
Implantação do Museu
 
O Museu Mineiro da Extensão Rural Alysson Paolinelli foi inaugurado em 2023. O espaço é dedicado à história da assistência técnica e extensão rural e da agropecuária mineira. A implantação do museu se deu por meio de parceria entre a Emater-MG e a UFMG, por meio da Escola de Ciência da Informação. “A importância do museu e de aproximar o campo com as pessoas da cidade, destacando a relevância da extensão rural no desenvolvimento sustentável da agropecuária mineira e sua contribuição para a economia local, segurança alimentar e preservação do meio ambiente”, diz a gerente do Departamento de Administração da Emater-MG, Neide Helena de Paula Vasconcelos Pena.
 
O Museu Mineiro da Extensão Rural recebeu o nome do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, falecido em 2023. A homenagem foi iniciativa da diretoria executiva da Emater-MG. Ex-ministro da Agricultura entre os anos de 1974 e 1979, Alysson Paolinelli é considerado um dos maiores nomes da agricultura mundial e grande defensor da segurança alimentar por meio da produção eficiente e sustentável. O Museu Mineiro da Extensão Rural Alysson Paolinelli funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), de 13h às 17h. O espaço fica na sede da Emater-MG, na Avenida Raja Gabaglia, número 1.626, bairro Luxemburgo, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita. As visitas podem ser agendadas por e-mail: 
[email protected] ou pelo telefone: (31) 3349-8154.

 

Jornalista responsável: Sebastião Avelar/Ascom Emater-MG
Crédito (foto): Alexandre Soares/Emater-MG


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp