07/03/2024 às 08h15min - Atualizada em 07/03/2024 às 08h15min

Qualificação dos sistemas de produção de leite foi estratégia para garantir sustentabilidade na atividade

O ABC da Agricultura de Baixo Carbono foi o tema que circunda todos os assuntos técnicos apresentados pela Emater/RS-Ascar

Assessoria de Comunicação Expodireto Cotrijal
Emater/RS-Ascar
Foto Divulgação Emater/RS-Ascar
O ABC da Agricultura de Baixo Carbono foi o tema que circunda todos os assuntos técnicos apresentados pela Emater/RS-Ascar nesta edição da Expodireto Cotrijal. Na Bovinocultura de Leite, o foco foi a qualificação dos sistemas de produção como uma estratégia que visa a sustentabilidade da atividade, tanto no âmbito econômico, quanto no social e ambiental. A equipe técnica trouxe informações sobre o bem-estar na atividade, o emprego dos capins Kurumi e Capiaçu como possibilidade para a produção de alimento conservado, a adequação das instalações e aspectos construtivos e os elementos de contribuição da atividade leiteira para redução das emissões de carbono.

"Todos os assuntos estão relacionados à adequação do manejo na atividade e contribuem com a agricultura de baixo carbono. Estamos apresentando iniciativas e estratégias que podem colaborar com essa temática, como o uso de pastagens associados a leguminosas, utilização dos capins Kurumi, Capiaçu e Hermátria, que são materiais que têm maior produção de volumoso por área e isso, efetivamente, aumenta o incremento de produção de pasto e também permite, por se tratarem de espécies perenes, uma cobertura do solo de maneira mais intensa e de forma regular o ano todo, contribuindo para a conservação do solo", explicou o coordenador da parcela da Bovinocultura de Leite, o extensionista rural Vilmar Wruch Leitzke. Segundo ele, outra estratégia apresentada na parcela temática é a possibilidade de usar a variedade Capiaçu como alimento conservado, através da silagem. "Ela tem um alto rendimento por unidade de área e, dentro de um sistema de produção, pode ser utilizado como uma fonte importante de alimento conservado", destacou.

Durante os cinco dias da Expodireto Cotrijal, a equipe técnica apresentou ainda outras possiblidades e estratégias que estão associadas à agricultura de baixo carbono. "Nossa abordagem este ano gira em torno do contexto da agricultura de baixo carbono e de que forma a produção de leite pode estar inserida na atividade. Além disso, também trazemos outros temas importantes do dia a dia da atividade leiteira, como estratégias para alimentação dos rebanhos, a estrutura da sala de ordenha, o manejo das pastagens, entre outros enfoques", completou o extensionista rural. De 04 a 08 de março, quem foi à Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque,  conferiu as novidades que a Instituição preparou em seu espaço, com 17 temáticas diferentes sobre o tema deste ano: "O ABC da Agricultura de Baixo Carbono a partir das ações da Emate/RS-Ascar".

Fonte: Emater/RS-Ascar

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp