03/03/2024 às 08h56min - Atualizada em 03/03/2024 às 08h56min

Concurso vai premiar queijos coloniais do Sudoeste, diz IDR-PR

Estão abertas, até o dia 8 de março, as inscrições para o Primeiro Prêmio Expobel de Queijos Coloniais do Sudoeste.

Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-PR)
Foto: Iapar-Emater (IDR-PR)
Estão abertas, até o dia 8 de março, as inscrições para o Primeiro Prêmio Expobel de Queijos Coloniais do Sudoeste. A competição deve reunir produtores de queijo dos 42 municípios da região, durante a Expobel 2024, de 9 a 17 de março, em Francisco Beltrão. A intenção dos organizadores é promover e divulgar a qualidade dos queijos coloniais produzidos na região Sudoeste do estado. A promoção é do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), da Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento), e Utfpr - Francisco Beltrão. Os resultados serão conhecidos no dia 15 de março, num evento de premiação, às 19h, na Expobel.

O queijo colonial é um produto tradicional nas comunidades rurais do Sudoeste, fazendo parte da cultura local. Na opinião de Estella Paula Galina, do IDR-Paraná e integrante da comissão organizadora, o prêmio também é uma forma de incentivar a qualificação dos produtos e dos processos de fabricação de queijos, com destaque para a regularização dos estabelecimentos. “Legalizar as agroindústrias faz com que os produtos sejam melhores, mais competitivos e mais aceitos no mercado formal”, destaca Estella.

O prêmio será aberto a todos os estabelecimentos que produzem queijo colonial em municípios do Sudoeste. Os produtos inscritos devem estar devidamente registrados como queijo colonial no órgão sanitário competente. A exigência é a mesma para os queijos coloniais temperados, ao vinho e recheados. Para participar do concurso, o produtor deve ter algum nível de inspeção, municipal ou federal, e pode inscrever mais de um queijo no prêmio. Os produtos devem estar embalados e rotulados no momento da entrega das amostras que devem chegar à comissão julgadora até o dia 13. Elas precisam completar dez dias de maturação, no mínimo, até o dia15, a data da avaliação. A participação no Prêmio é gratuita e o interessado deve entrar em contato com a comissão organizadora pelo whatsapp no número (46) 3520-9129 para obter o regulamento e o link para se inscrever.

Segundo Estella, a iniciativa incentiva a agroindustrialização do leite, promovendo a diversificação da produção e aumento da renda, além de preservar o conhecimento tradicional da fabricação do queijo colonial típico da região. A expectativa é que pelo menos 50 queijos sejam avaliados. O juri do Primeiro Prêmio Expobel de Queijos Coloniais do Sudoeste é composto por professores de universidades, especialistas do Sebrae e do IDR-Paraná, todos com experiência no julgamento de queijos. Além disso, um grupo de leigos que vai passar por um treinamento de julgadores, deve se juntar aos avaliadores dos queijos da competição.

Fonte: Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-PR)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp