27/02/2024 às 09h11min - Atualizada em 27/02/2024 às 09h11min

Leite de búfala é aliado na busca por uma alimentação mais saudável

São inúmeros os benefícios do leite de búfala, que possui cálcio, proteína, potássio, ferro e vitaminas, além de substâncias anticancerígenas

Minuto Rural
Foto Divulgação Fernando Sette
Uma pesquisa recente desenvolvida pela Hibou, empresa de monitoramento de mercado e consumo, apontou que 90% da população brasileira quer cuidar mais da saúde em 2021. Ou seja, desejam manter uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação saudável. Neste caso, um forte aliado nesta busca é, sem dúvida, incorporar na alimentação o leite de búfala, que possui inúmeros benefícios a mais para a saúde na comparação com o de vaca. De acordo com Cecília e Marcus Pinheiro, gestores e proprietários da Fazenda São Victor, de Salvaterra Marajó (PA), referência na produção de leite de búfala no país, o leite, em todas as suas variações, já é bastante conhecido por seu impacto na resistência óssea e desenvolvimento. Mas, no caso do leite de búfala, há 59% mais cálcio do que o de vaca, o que torna ainda melhor para a prevenção de doenças, como, por exemplo, a osteoporose. "Além de outros minerais essenciais encontrados no leite de búfala, que inclui cobre, manganês, fósforo e zinco, que também ajudam a aumenta a força óssea", citam. 

Com relação a proteína - componente importante e fundamental para todas as células do corpo - , o leite de búfala contém alto teor ainda na comparação com o de vaca, de acordo com os gestores da Fazenda São Victor. "Na verdade, o leite de búfala tem cerca de 10% mais proteína do que o derivado de vaca. Ele ainda fornece completas proteínas, que são altamente valiosas e podem ser convertidas em energia utilizável ou aplicadas para a reparação e crescimento do nosso corpo". No quesito vitaminas, Cecília e Marcus frisam que o leite de búfala soma ainda mais pontos de vantagens na comparação com o de vaca. Afinal, a vitamina A e C - essenciais para o funcionamento do sistema imunológico e a proteção global do corpo - são encontradas em quantidades significativas. Ambas vitaminas atuam como antioxidantes, limpeza de radicais livres perigosos e toxinas no corpo que podem causar doenças crônicas.
 
Outro benefício que não é muito conhecido do leite de búfala é o conteúdo de potássio, que aparece em mais quantidade do que no leite de vaca. "Uma vez que as funções de potássio agem como um vasodilatador, o leite de búfala pode ajudar a baixar a pressão arterial. Ao reduzir a pressão sobre os vasos sanguíneos e artérias, o leite de búfala pode prevenir o desenvolvimento de aterosclerose e outras condições coronárias", explicam Cecília e Marcus. Por fim, vale destacar que uma das comprovações mais favoráveis do leite de búfala em relação ao de vaca é a indicação do dobro da quantidade de ácido linoleico conjugado. "Trata-se de uma substância anticancerígena que atua também sobre os efeitos secundários da obesidade da arteriosclerose e da diabetes", finalizam.
 
Derivados de leite de búfala também são uma boa opção! - Um estudo da Médica Veterinária Marta Verruma-Bernardi, da Universidade Federal de São Carlos, no Estado de São Paulo, comparou o efeito em ratos do consumo de mussarela de leite de búfala com o de leite de vaca. Antes de mais nada vale citar que este estudo foi realizado com apoio da Associação Brasileira de Criadores de Búfalo (ABCB). Segundo o estudo, os níveis de colesterol dos ratos consumindo o derivado de búfala foi menor que o de vaca. Portanto, o trabalho sugeriu que, independentemente dos maiores niveis de gordura, os derivados de leite de búfalas não elevam os niveis de colesterol. Ou seja, são mais saudáveis do que os derivados do leite de vaca. 
 
Sobre a Fazenda São Victor - A Fazenda São Victor, localizada em Salvaterra Marajó (PA), conta, atualmente, com uma criação de 300 búfalas que fornecem leite para a produção artesanal do Queijo do Marajó. Aliás, por lá é reproduzida uma receita secular da Ilha do Marajó, que utiliza, em sua fabricação, 100% de leite de búfala. Além disso, o leite usado para a produção do Queijo do Marajó da Fazenda São Victor é coagulado naturalmente. Como resultado, o produto traz um sabor único ao paladar e, com ele, o resgate da tradição, valores e costumes da região. Ademais, o Queijo do Marajó da Fazenda São Victor é detentor do selo "Super Ouro" do Prêmio Queijo do Brasil e "Prata" da 4ª Edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, na França. Se não bastasse tudo isso, ainda possui o Selo Arte, ou seja, com autorização para comercialização interestadual.

Fonte: Minuto Rural

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp