23/02/2024 às 10h52min - Atualizada em 23/02/2024 às 10h52min

Tesouros culinários de Minas, queijos artesanais vão ganhar registro em livro

Produzida pela Emater, publicação busca resgatar saberes e valorizar a história da produção de queijos artesanais em Minas Gerais

Agência Minas
Imagem Divulgação Freepik
A história da produção de queijos artesanais em Minas Gerais remonta aos tempos coloniais, quando as técnicas de fabricação foram trazidas pelos colonizadores portugueses e adaptadas ao contexto local. Desde então, a arte de produzir queijos passou de geração em geração, incorporando saberes ancestrais e mantendo vivas as tradições de cada região do estado. Das montanhas da Serra da Canastra ao Vale do Jequitinhonha, passando pelo Campo das Vertentes e pela região do Serro, cada localidade tem seus próprios métodos de produção, segredos de família e características únicas que conferem aos queijos mineiros um sabor e aroma inigualáveis.

Buscando resgatar saberes e valorizar a história da produção de queijos artesanais em Minas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) está imersa em um projeto ambicioso e saboroso: a produção de um livro dedicado aos queijos artesanais de Minas Gerais. Com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2024, o livro “Queijos Artesanais de Minas Gerais” tem como objetivo principal contar a história das famílias e das tradições envolvendo a produção de queijos artesanais em diversas regiões do estado. A equipe da Emater-MG está empenhada em percorrer as 15 regiões mineiras caracterizadas como produtoras desses queijos, colhendo relatos, histórias e fotografias que ajudarão a compor esse rico retrato cultural. A equipe do projeto já deu os primeiros passos, visitando as regiões produtoras de Alagoa, Mantiqueira de Minas, Campo das Vertentes e Canastra. No entanto, o trabalho está longe de terminar, pois em 2024 estão previstas visitas às demais regiões caracterizadas.

Patrimônio cultural e identidade sociocultural de Minas Gerais - O queijo Minas artesanal é parte intrínseca da identidade de Minas Gerais. Reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sua produção remonta aos tempos coloniais, sendo uma atividade tradicional que desempenha um papel crucial na economia e na identidade sociocultural do estado. Atualmente, o estado possui dez regiões caracterizadas como produtoras deste tipo de queijo: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serras da Piedade ao Caraça, Serra do Salitre, Serras da Ibitipoca, Serro e Triângulo Mineiro.

Além delas, Minas também conta com cinco regiões caracterizadas como produtoras de outros tipos de queijos artesanais: Vale do Suaçuí, Serra Geral, Alagoa, Mantiqueira e Jequitinhonha. Essas regiões não apenas fornecem delícias gastronômicas, mas também preservam uma tradição milenar que atravessa gerações. Celebrando o sabor e a tradição de Minas. O livro “Queijos Artesanais de Minas Gerais”, produzido pela Emater-MG, será mais do que um registro histórico - será uma celebração do sabor, da tradição e da dedicação das comunidades que dedicam suas vidas à produção dessas preciosidades gastronômicas. Por meio de suas páginas, os leitores poderão viajar pelas paisagens, histórias e sabores de Minas Gerais, mergulhando em uma experiência sensorial única e deliciosa.

Fonte: Agência Minas

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp