21/02/2024 às 10h54min - Atualizada em 21/02/2024 às 10h54min

Ecossistemas de inovação para o agronegócio avançam no Rio de Janeiro - RJ

A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, participou de um encontro na Sociedade Nacional de Agricultura sobre o Agronegócio

Embrapa
Foto Divulgação Raul Moreira / SNA
A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, participou de um encontro na Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) com lideranças do agronegócio e do setor de inovação no Rio de Janeiro, e visitou o Snash – SNA Startup Hub, um ecossistema de inovação e tecnologia voltado para o agronegócio, bioeconomia e sustentabilidade. Também participaram do evento a presidente da Embrapii, Francisco Saboya, a Chefe da Assessoria do PAC-Embrapa e de Articulação com o Poder Executivo e Snpa (Apacex), Petula Ponciano, a Chefe Geral da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Edna Oliveira e a Chefe Geral da Embrapa Solos, Maria de Lourdes Brefin. 

Constituído em 2021, o Snash tem a missão de conectar startups, grandes empresas, investidores, governo e institutos de pesquisa para impulsionar inovações, desenvolver soluções tecnológicas e alavancar negócios. Com atuação complementar, os  três centros de pesquisa da Embrapa no Rio de Janeiro (Embrapa Agrobiologia, Embrapa Agroindústria de Alimentos e Embrapa Solos) lideram a iniciativa do Pitec Agro, um polo de inovação que pretende fortalecer práticas agropecuárias, impulsionar a criação de empresas competitivas de base tecnológica, estimular os elos da cadeia do agropecuária de alto valor agregado no Estado do Rio de Janeiro e atuar junto a diferentes níveis de governo em prol da formulação de políticas públicas.

“Acredito que há um grande potencial para a inovação ligada ao agronegócio no Rio de Janeiro, uma vez que existe competência acadêmica instalada em diversas áreas do conhecimento, como gás e energia. Precisamos nos unir cada vez mais para desenvolver os ecossistemas de inovação, como o Snash e o Pitec Agro, e fomentar parcerias público-privadas, a fim de consolidar a posição do Brasil como líder global em agricultura inovadora e sustentável”, afirma a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá. Ela conta que, há três anos, recebeu integrantes da SNA em Campinas (SP), quando era gestora da Embrapa Agricultura Digital, interessados em conhecer o Agtech, o primeiro ecossistema de inovação ligado ao agronegócio do Brasil. “Naquela ocasião, incentivamos a abertura deste hub, e hoje fiquei muito contente em ver como a ideia do Snash avançou e o projeto se desenvolveu, reunindo hoje mais de 130 startups de todo o País”, revela.

O presidente da Embrapii, Francisco Saboya, destacou em sua fala os 10 anos de atuação da instituição para o fomento da inovação na indústria brasileira. Neste período, foram mais de três bilhões de reais aportados em cerca de 2.200 projetos, resultando em 672 pedidos de propriedade intelectual. O setor mais impactado pelas inovações da Embrapii foi o agronegócio com 14% de retorno do investimento. “Diante do processo de desindustrialização no Brasil, entendo que não há outra saída para o País que não a inovação. Nesse sentido, é fundamental o papel desempenhado pela Embrapa e pelos ecossistemas de inovação ligados ao agronegócio”, conclui.

Fonte: Embrapa

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp