21/02/2024 às 09h47min - Atualizada em 21/02/2024 às 09h47min

Núcleos de Inovação e Tecnologia de Minas Gerais discutem produção científica, inovação e sustentabilidade

Epamig está entre as instituições que organizam a 1ª. NIT Week

Núcleos de Inovação Tecnológica
Epamig
Imagem Divulgação Epamig
Os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), da Universidade do Estado Minas Gerais (Uemg), da Unimontes, da Fundação Ezequiel Dias (Funed), da Fundação Hemominas e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) promovem nesta semana um encontro para intercâmbio de ideias e experiências sobre produção científica e inovação. A 1ª. NIT Week acontece entre os dias 21 e 23 de fevereiro (quarta, quinta e sexta-feira), de 8h30 às 17h, em Belo Horizonte. O tema central do Encontro será "A caminhada sustentável da pesquisa ao mercado". Dentre as atividades programadas, sete painéis temáticos, duas visitas guiadas e momentos de interação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Even3, onde também é possível consultar a programação completa. "O evento também contará com apresentação de quatro trabalhos na forma de pitch.  selecionados após avaliação da comissão científica. Os resumos apresentados abordaram três áreas temáticas: Atuação de Promotores de Inovação (Núcleo de Inovação Tecnológica, Incubadoras, Startups, HUBs de inovação, Parques Tecnológicos); Propriedade Intelectual e Inovação; e Prospecção e Valoração de Tecnologia", informa a chefe da Divisão de Inovação, Parcerias e Projetos e coordenadora do NIT Epamig, Cristiane Viana. 

Destaques - No dia 21, logo na abertura do evento, acontece o lançamento da plataforma Agiminas, com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passálio de Avelar, do presidente da Fapemig, Carlos Arruda, e de representantes da Uemg e Funed. Os painéis vão abordar os temas: "Obtenção de recurso financeiro para geração de CT&I e sustentabilidade"; "Como operacionalizar o Marco Legal?"; "Inovação, sustentabilidade e inclusão social". No dia 22, os painéis vão debater "Propriedade Intelectual e a sustentabilidade" e "Prospecção e valoração de Tecnologia". Também haverá a exibição dos pitchs selecionados e uma visita guiada ao Senai. Na sexta-feira (23), a visita guiada será no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec), e os temas dos painéis serão "Promotores de Inovação e Sustentabilidade" e "A caminhada da pesquisa ao mercado de forma sustentável".

"O evento vai reunir referências estaduais e nacionais. O objetivo é integrar diferentes vivências em Ciências Básicas, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável e contribuir para o aprendizado e o intercâmbio de ideias entre os participantes, sejam eles de instituições de ensino superior ou de empresas", destaca Cristiane Viana. Nos dias 21 e 22 de fevereiro, as atividades serão realizadas no auditório da Fapemig (avenida José Cândido da Silveira, 1500). Já no dia 23, acontecem no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec), rua Professor José Vieira de Mendonça, 770 - Engenho Nogueira.

Fonte: Epamig

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp