24/12/2010 às 13h50min - Atualizada em 24/12/2010 às 13h50min

Minas Gerais imunizou 97,6% de seu rebanho contra febre aftosa

Governo de Minas Gerais

A vacinação contra febre aftosa em Minas Gerais teve mais uma vez resultado positivo. Dos 9.526.027 bovídeos com idade para vacinar, 9.296.038 foram imunizados, totalizando 97,6% do rebanho protegido contra a doença até o momento. Na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra Febre Aftosa, realizada de 1º a 30 de novembro, foram vacinados animais de 0 a 24 meses em 302.310 propriedades pecuárias mineiras.

Os produtores rurais tiveram até o dia 10 de dezembro para apresentar a nota fiscal de compra da vacina e a Carta Aviso de Vacinação preenchida com o número de bovinos e bubalinos existentes em sua propriedade e os animais imunizados por idade e sexo.

Os escritórios do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) atenderam 313.010 criadores durante o período da campanha, demonstrando uma grande adesão nos 853 municípios mineiros. Muitas coordenadorias regionais do Instituto chegaram a alcançar 99% do rebanho total, apresentando um índice expressivo de vacinação.

De acordo com o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, as campanhas de imunização são ferramentas importantes para erradicar e prevenir doenças e o produtor tem papel fundamental nessa luta. “A adesão dos produtores facilita o trabalho do IMA e ajuda a manter Minas Gerais como área livre com vacinação, o que valoriza e fortalece nossa pecuária”.

Produtores inadimplentes
A vacinação contra a febre aftosa é a principal obrigação do produtor rural e a única forma de proteger os animais contra a enfermidade. Aqueles produtores que não vacinaram ou deixaram de declarar a vacinação nos escritórios do IMA podem receber multas de R$ 54,53 por animal não vacinado e R$ 10,91 por deixar de comprovar a vacinação até 10 dias após a data marcada pelo IMA.

Técnicos do Instituto realizam a vacinação assistida (oficial) nas propriedades inadimplentes que deixaram de imunizar seu rebanho e todas as despesas correm por conta dos produtores.

Índices anteriores
A cada ano os produtores rurais têm se conscientizado mais da importância da vacinação contra febre aftosa. Nos últimos anos os índices aumentaram consideravelmente e Minas Gerais teve quase todo o rebanho imunizado contra a doença. 

Em 2009, o índice de vacinação em Minas Gerais chegou a 97,6%, alcançando 9.193.692 animais imunizados na campanha de novembro. Na mesma campanha em 2008, o índice foi de 96,5%.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp