08/02/2024 às 09h01min - Atualizada em 08/02/2024 às 09h01min

Danone investe R$ 3 milhões em bem-estar animal dirigido à cadeia do leite

A expectativa é fomentar o desenvolvimento sustentável do setor leiteiro do Brasil

Janaina
Revista Super Varejo
Foto Divulgação Revista Super Varejo
A Danone Brasil anuncia investimento de R$ 3 milhões em um programa de promoção do bem-estar animal dirigido à cadeia do leite. De acordo com a companhia, a iniciativa representa o compromisso público da empresa em promover continuamente boas práticas de manejo para além da sua cadeia de produtores, fomentando o desenvolvimento sustentável do setor leiteiro no país. O projeto será executado por meio da “Fazenda Tudo de Bem”: um programa precursor de sustentabilidade e bem-estar animal, que será a base para o desenvolvimento desse compromisso na prática nos próximos anos. Tem início neste mês de novembro e responde à meta global da companhia de, até 2025, ter 30% dos principais ingredientes adquiridos diretamente de fazendas já em transição para práticas regenerativas, na qual bem-estar animal é um pilar central.

“Definimos um programa pioneiro no Brasil, junto a instituições renomadas e de referência, acerca da jornada que queremos trilhar com nossas fazendas parceiras na captação de leite nos próximos anos. Estamos rumo aos mais altos padrões de bem-estar animal, com iniciativas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas”, explica Taisa Costa, gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil. O programa foi desenvolvido em parceria com a BE.Animal, a F&S Consulting e a Embrapa Gado de Leite. Globalmente, a Danone conta com a parceria da Compassion in World Farming (CIWF).

“Nos dedicamos a entender os desafios dos produtores de leite brasileiros e atuar em um modelo de parceria com eles, em que geramos sucesso econômico para a fazenda e progresso social para as famílias produtoras”, explica Henrique Borges, diretor de Compras da Danone Brasil.“Hoje, 70% da nossa base de fornecedores de leite é composta por pequenos produtores, cujo impacto econômico, social e ambiental é reconhecido pela certificação B Corp. A ambição da Danone é apoiar os produtores de leite na transição para práticas mais sustentáveis de produção, incluindo o bem-estar animal como um pilar fundamental desse processo e para a perenidade da atividade leiteira no país”, completa.

“Termos produtores bem capacitados é essencial porque, além de mais produtivos, geram vários outros impactos positivos quando valorizam o bem-estar animal: entregam um leite com melhor qualidade, reduzem a pegada de carbono e preservam o meio ambiente”, afirma Henrique Borges, diretor de Compras da Danone Brasil. Como parte do compromisso, a Danone lançará também um projeto piloto, que contará com a participação de 20% das fazendas leiteiras parceiras da Danone. Com a conclusão dessa primeira fase, a Danone espera ter um modelo validado e replicável para ganhar escala fomentando a adesão dos demais produtores. Além disso, o programa será aberto e divulgado para todas as indústrias lácteas interessadas em implementar as melhores práticas de bem-estar animal no país. “A Danone entende que essa é uma agenda pré-competitiva e pretende mobilizar o setor. Para isso, iremos compartilhar as soluções que se mostrarem viáveis para impulsionar o desenvolvimento de toda a cadeia”, Taisa Costa, gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil.

Autora: Janaina
Fonte: Revista Super Varejo

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp