05/02/2024 às 09h16min - Atualizada em 05/02/2024 às 09h16min

Queijaria da Unium deve iniciar em breve os testes de produção da fábrica

As obras da Queijaria da Unium, às margens da rodovia PR-151, em Ponta Grossa (PR), já estão em fase de finalização.

Assessoria de Imprensa Capal
Portal do Agronegócio
Foto Divulgação Portal do Agronegócio
As obras da Queijaria da Unium, às margens da rodovia PR-151, em Ponta Grossa (PR), já estão em fase de finalização e a indústria está prestes a iniciar os testes de produção dos itens que serão comercializados. Segundo a assessoria de imprensa da Frísia, “o início dos testes da nova linha de produção da fábrica deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2024, e o início de produção até o final do segundo trimestre”, diz a nota. Previsão de crescimento - A previsão de crescimento na produção de leite é de 8% ao ano entre 2020 e 2024, de acordo com as cooperativas envolvidas no projeto. Com isso, a expansão dos negócios da Unium passa a ser uma forma de absorver esse volume, que pode representar 600 mil litros a mais por dia e agregar valor ao leite in natura. No cenário nacional, o Paraná é o segundo maior produtor de leite, com 11 bilhões de litros tirados, atrás apenas de Minas Gerais, que chegou a 22,9 bilhões de litros. As cidades dos Campos Gerais, Arapoti, Castro e Carambeí são as que mais produzem leite por conta da sede das cooperativas que formam a Unium.

Produção e empregos - A queijaria irá produzir 96 toneladas de produtos e subprodutos por dia: queijos tipo mussarela, prato, cheddar e massa de queijo, além de soro em pó e manteiga. Os produtos serão vendidos na modalidade B2B, ou seja, para outras empresas. A nova marca ainda irá gerar 66 empregos diretos e cerca de 1.570 indiretos, com a construção da planta.

Demanda de queijos no Brasil - A demanda interna de queijos no Brasil é consideravelmente maior do que a oferta por produtores locais, com o mercado nacional em crescimento. O consumo do produto no país é de pouco mais de cinco quilos per capita, bem abaixo dos 37 quilos da Alemanha e menos da metade do que os vizinhos Uruguai e Argentina, que têm um consumo de 11 quilos por ano por pessoa.
Destinação - Com o projeto da Queijaria da Unium os 600 mil litros de leite por dia que serão destinados para a produção dos derivados devem totalizar 35 mil toneladas de produtos por ano.

Força das cooperativas - A união das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, por meio da marca Unium, reforça ainda mais a potência do setor do agronegócio no Estado do Paraná. A marca ainda conta com três marcas de lácteos: Naturalle – com produtos livres de aditivos, Colônia Holandesa e Colaso.

Fonte: Assessoria de Imprensa Capal

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp