04/02/2024 às 08h57min - Atualizada em 04/02/2024 às 08h57min

Queijo mineiro movimenta a economia e conquista paladares pelo mundo

A produção queijeira é parte fundamental da economia de Minas, envolvendo não apenas os produtores, mas criadores de gado e outros setores.

Faemg
Compre Rural
Foto Divulgação D´Canastra
A produção queijeira é parte fundamental da economia de Minas, envolvendo não apenas os produtores, mas criadores de gado e outros setores. O queijo integra a identidade cultural de Minas Gerais. Mais do que um alimento, é símbolo da tradição e tem importante contribuição para o desenvolvimento do estado. A produção queijeira é parte fundamental da economia local em muitas regiões de Minas, envolvendo não apenas os produtores, mas criadores de gado e outros setores. Feitos artesanalmente há séculos, os queijos mineiros representam o trabalho dedicado de gerações de produtores, que vêm aprimorando técnicas e investindo em capacitação. O resultado são sabores e qualidade cada vez mais reconhecidos dentro e fora do país. “Os queijos artesanais de Minas têm conquistado mais visibilidade nos últimos tempos, sendo fortemente premiados. Receber medalhas nos principais concursos da Europa, por exemplo, já é fato corriqueiro, o que tem refletido na valorização do produto na hora da venda”, explica o especialista do Sistema Faemg Senar, Elmer Almeida.

Somente com a comercialização dos queijos artesanais de Minas Gerais, houve uma receita superior a R$ 6 bilhões em 2022, de acordo com a Seapa. Nesse cenário, segundo Elmer, uma das grandes conquistas foi o aumento da autoestima dos produtores rurais, que enxergam a atividade como algo relevante e têm cada vez mais prazer no que fazem. A celebração do queijo é evidente em festivais e eventos em diversas partes de Minas Gerais, ocasiões que reúnem produtores, chefs, entusiastas e visitantes, destacando a importância cultural do queijo, incentivando a preservação e a promoção das tradições queijeiras. “Temos a ExpoQueijo, que é o principal evento do segmento no país e conta com concurso para avaliação de queijos de todo o mundo e que é uma consequência da produção do queijo artesanal de Minas. Tem o mundial de queijos que ocorre em São Paulo, sem falar do nosso Festival do Queijo Artesanal de Minas, realizado pelo Sistema Faemg Senar e Sebrae, que ajuda a divulgar os queijos, gerando visibilidade e oportunidade de negócios para os produtores rurais”, acrescenta Elmer.

Evolução - O crescimento da produção dos queijos mineiros se conecta com a própria história de formação de Minas Gerais. Acredita-se que tenha começado no início do século XVIII, com a exploração do ouro e a chegada dos portugueses, aumentando o número de pessoas no estado e a consequente necessidade de alimento. “Mas a evolução da atividade ocorreu principalmente a partir dos anos 2000 com a criação da lei 14.185, que permitiu o comércio legalizado do queijo artesanal de leite cru”, explica Elmer. Em 2008, o modo artesanal de fabricação do queijo mineiro foi considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, título que contribuiu ainda mais para a valorização dos produtores locais e iniciou medidas para facilitar a circulação do produto. “Nos últimos vinte e poucos anos, aumentou muito o número de pesquisas pelas universidades e pelos institutos de educação sobre os queijos artesanais.

Interesse que tem refletido também no retorno dos jovens filhos de produtores de queijo ao campo. Também eram poucos os técnicos com o conhecimento necessário naquela época. Aqui destaco o intenso trabalho do Sistema Faemg Senar, que promove cursos e treinamentos sobre processos de produção, boas práticas agropecuárias, de fabricação, entre outros”, acrescenta o especialista. Somente em 2023, foram 202 cursos que beneficiaram um total de 2.209 alunos. “Com o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), o Senar levou atendimento a 596 propriedades. Atualmente estão sendo atendidas 394 propriedades em todo o estado. Do volume total de queijo produzido no Brasil, 40% têm origem em Minas Gerais, mostrando a força do estado no contexto de produção nacional”, reforçou a analista de ATeG, Paula Lobato.

Fonte: Faemg e Compre Rural

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp