28/01/2024 às 11h00min - Atualizada em 28/01/2024 às 11h00min

Família de produtores de queijos campeões começou criação com a cabra “Sei Lá”

Hoje a Queijaria Nova Alemanha é bastante premiada e reconhecida pela qualidade

Cândido Nascimento
O Diário Rural
Foto Divulgação Diário Rural

Há exatos 21 anos, em 2002, Rodrigo Aloisio Staudt ganhou uma pequena cabra, a qual deu o nome de “Sei Lá”. A partir daí começou a criação de cabras com foco na produção de leite no município de Ivoti, na propriedade familiar existente na Nova Vila. O interesse inicial era apenas produzir leite de cabra, que era comercializado para uma empresa de Lomba Grande, Novo Hamburgo. No local funcionava o Pesque e Pague do Diguinho, que foi desativado ao longo dos anos. Quando a empresa hamburguense fechou, em 2004, Rodrigo e a irmã Débora decidiram empreender. Ambos abriram uma pequena agroindústria para processar o leite de cabra produzido na propriedade da família. A empresa expandiu em 2008, iniciando a fabricação de queijos especiais de leite de vaca. Para somar a equipe, a esposa de Rodrigo, Luana, passou a integrar a mesma. Em 2013 pais dele, Danilo e Miriam também passaram a integrar o grupo. E todos trabalham unidos até hoje. No ano de 2014 o empreendimento foi reestruturado, dando ênfase aos queijos especiais, tanto de leite de cabra quanto de vaca. Já no ano seguinte, em 2015, foi aberta a loja da Nova Alemanha. O logo, que é um brasão com as cores da Alemanha, tem uma vaquinha, uma cabra e as folhas do plátano, embelezam os rótulos e embalagens dos produtos.

Geração de empregos - Atualmente a empresa gera 14 empregos e dispões de três técnicos de nível superior, além de assessorias em medicina do trabalho, contábil, jurídica e melhoramento genético em fornecedores de leite. A empresa tem toda a sua produção rastreada do leite ao produto final e conta com um laboratório próprio para análise de leite e produtos. Quanto à questão da sustentabilidade, todo o efluente gerado pela empresa passa por uma estação de tratamento própria, que é devidamente licenciada pelo município. Hoje a empresa trabalha forte a relação com o consumidor final, que é cada vez mais exigente, por isso investe constantemente na melhoria da fábrica e treinamento dos colaboradores. A loja oferece uma diversidade de produtos lácteos, entre os destaques estão os derivados de leite de cabra, queijos finos e os iogurtes zero lactose, além de produtos coloniais. Em um ambiente diferenciado o visitante contempla o contraste entre as delicias oferecidas e a natureza que o cerca. O ambiente conta com uma ampla área verde, estacionamento, acesso asfaltado e seguro e atendimento personalizado. 

Além de poder ter o contato com animais, que ficam nos piquetes ao lado da loja, a Nova Alemanha recebe a todos com uma deliciosa degustação e, após, o cliente segue para visualizar os balcões onde estão expostos seus produtos diversos. A loja abre todos os dias da semana, incluindo feriados, das 9h às 18horas sem fechar ao meio dia. São atendidas de 6 a 11 mil pessoas por mês, dependendo da época do ano, sendo abril a dezembro os meses de maior público. Além disso o atendimento é para lojas, restaurantes, hotéis e feiras em todo o Estado. São duas linhas de produtos, os de leite de vaca, com os destaques para os queijos de olhaduras Gouda, Maasdam, Gruyere e Emmental. Quanto ao leite de cabra, há os queijos Feta e Boursin temperados, os de maior consumo.Além disso, tem a “Kässchmier” (queijo quark), que é feita com a receita original, coalhando a massa e adicionando a nata. A Queijaria Nova Alemanha vem conquistando títulos e prêmios que são o reconhecimento pelo trabalho com a qualidade que sempre preza.

Premiações e vários ouros - Desde o ano de 2017, onde ingressou nos concursos, já foram recebidas 14 medalhas de ouro, 10 prata, 4 bronze e 2 menções honrosas, em diversos queijos tanto de leite de vaca como de leite de cabra. Dentre todos os queijos do concurso são eleitos os melhores apresentados, ganhando prêmio extra “Destaque de Melhor Queijo” sendo os nossos os campeões de 2017- Queijo Maasdam; 2018- Queijo Gouda; e 2019- Queijo Maasdam. Recentemente, a empresa foi agraciada em dois concursos no Estado/RS, recebendo medalha de Ouro nos queijos tipo Maasdam e tipo Sardo e Bronze no queijo tipo Feta de Leite de Cabra no 2° Concurso de Queijos Artesanais e Doce de Leite; Também Ouro nos queijos Quark e tipo Emmental e mais a Prata no Queijo Colonial,no Parmesão, tipo Gruyere, tipo Morbier e tipo Boursin com adobo de Leite de Cabra. E Bronze no queijo tipo Gouda no 7° Concurso Estadual de Queijos. Esse reconhecimento foi resultado de um árduo trabalho, foco na qualidade dos produtos e o compromisso com os valores familiares que nos guiam até hoje, destaca a família. Os produtos passam por muitas mãos, e a garra, persistência e amor ao que se faz, motiva a alegria e o orgulho no resultado dos melhores produtos. “Neste ano temos grandes expectativas, pois passamos por ampliações e modernizações em nossa fábrica o que possibilita o aumento de produção”, explicam os empreendedores.

Casa dos 100 anos - Também se iniciará a venda para fora do estado, pois está em fase final de inclusão ao Sisbi. E a expectativa de todos os clientes é a abertura da nossa nova loja, que fica na mesma propriedade, uma casa enxaimel datada de 1900, (da época dos avós) que está sendo reformada com muito carinho. A nova estrutura, com 190m², foi completamente restaurada e preservada ao máximo para manter os mesmos padrões da construção. “Tratamos a empresa como um filho, não há um dia do ano que não haja dedicação e vontade de fazer cada vez melhor”, finaliza Rodrigo Staudt.

Fonte: O Diário Rural
Autor: Cândido Nascimento


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp